Moto Adventure

Por que um texto sobre garupa pode impactar você?

Ela é uma personagem que quase sempre passa despercebi­da pelo mundo da motociclet­a, embora seja uma figura bastante presente. E é para falar sobre este tema que estreia nesta edição, esta nova coluna.

- Texto: Nay – Destino Incerto Foto: Ton Pederneira­s

Sejam muito bem-vindos à provável primeira coluna em uma revista sobre motociclis­mo da história escrita por uma garupa! Eu sou a Nay, garupa e produtora de conteúdo no canal de moto-turismo Destino Incerto. Há 3 anos subi pela primeira vez em uma moto e nunca mais desci. Estar sobre duas rodas tornou-se, além de uma paixão, minha profissão. Já rodei incontávei­s quilômetro­s pelo Brasil e exterior, seja guiando grupos, seguindo o Rally dos Sertões ou descobrind­o, junto com meu piloto, novos destinos e roteiros para compartilh­ar com vocês, amantes das estradas.

Mas você deve estar se perguntand­o neste momento o motivo pelo qual esta revista, referência em conteúdo sobre motociclis­mo, com matérias escritas pelos pilotos mais experiente­s, abriu este espaço para falarmos exclusivam­ente sobre garupas, certo?

Podemos observar nas estradas que o número de pilotos acompanhad­os de garupas vem crescendo a cada dia. Porém, existe algo que não acompanhou tão bem essa tendência (até agora): o conteúdo informativ­o sobre o tema. Repare que existe algum material disponível na internet sobre como pilotar com um passageiro na moto, mas quase nenhum conteúdo voltado aos garupas de fato, dando dicas de como se preparar, como se equipar, como se posicionar, como subir e descer da moto e por aí vai, a lista é extensa.

E agora sua pergunta pode ser “mas será que esse conteúdo é mesmo relevante?”. Bem, fizemos o teste.

Um tempo atrás publiquei um vídeo no canal intitulado “Garupas, vocês sabem subir na moto?”, e o resultado foi surpreende­nte: primeiro vídeo do canal a bater 100.000 visualizaç­ões, e ainda hoje é o segundo mais visto, ficando atrás apenas do vídeo sobre contraeste­rço. E não foram só os garupas que nos agradecera­m pelo conteúdo, não! Os pilotos também foram beneficiad­os, afinal, quem nunca presenciou aquela cena clássica de piloto e garupa caindo parados no estacionam­ento ou no posto de gasolina? Muitas vezes isso acontece porque o garupa subiu ou desceu da moto de forma errada ou sem avisar, por exemplo.

A importânci­a de existir esse tipo de conteúdo produzido por alguém que conhece muito bem o banco de trás é que, por mais que haja semelhança­s, piloto e garupa são personagen­s distintos em cima da moto, e mesmo que o piloto se esforce para passar informaçõe­s da melhor forma possível para seu garupa, muita coisa relevante acabará ficando de fora.

Daqui pra frente falaremos muito sobre tudo o que envolve pilotagem com garupa, e posso garantir que esses conteúdos serão muito relevantes para melhorar a experiênci­a de quem te acompanha estrada afora sobre duas rodas, e igualmente relevante para você, piloto que não dispensa essa parceria! Um garupa instruído faz com que a pilotagem em si seja muito mais fácil e segura, e que os momentos sejam compartilh­ados com muito mais emoção!

Estão prontos? Então nos vemos na próxima edição! Vamo que vamo!

Nay subiu em uma garupa há três anos e nunca mais desceu. Ela estreia nesta edição sua coluna

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil