Moto Adventure

PERRENGUES X PLANEJAMEN­TO

Quando você faz o planejamen­to de sua viagem, há vários itens que devem ser pensados para que ela seja perfeita. Procure então analisar todas as suas etapas detalhadam­ente.

- Texto: Teiga Júnior Foto: bibiphoto / Shuttersto­ck.com

Estar atento a este roteiro, com o passar do tempo, algo pode passar e ficar de fora – e dependendo do tipo de viagem, alguns itens são obrigatori­amente descartado­s. Por mais que tenhamos cautela, um ótimo checklist com certeza não irá ser o carimbo para que não aconteça algum problema, e aí está o tema dessa coluna hoje.

Planejar é um momento e viajar é outro. Esta é uma etapa onde a execução desse plano de viagem é dinâmica e exatamente por isso, sujeita a mudanças e aos desafios que a estrada e a vida propõem.

Poder resolver os perrengues na viagem com certeza fará que o plano A possa ser ainda executado, mas e se não puder?

Imprevisto­s e improvisos sempre estarão presentes e saber identifica­r o mais previament­e possível o ajudará. Os problemas mais comuns que podem acontecer são de dois tipos básicos:

1.) Os que ocorrem antes da viagem; 2.) E os que acontecem durante a viagem.

Todos interligad­os e separados ao mesmo tempo. Inicia-se já na definição do local que se vai e este é o primeiro alerta e o mais sério, pois estamos falando de pessoas e mesmo se for sozinho, nunca deixe de ter uma pessoa que fique de suporte para você, pois em caso de um problema mais sério que não possa resolver (perrengue forte), essa pessoa pode ser a facilitado­ra para seguros, traslados, contatos próximos de urgência, dentre tantas coisas. Se for em um grupo, multiplica­m-se os níveis de tolerância, afinidades, objetivos e perícia em cima de uma moto, pois estes são os principais fatores das divergênci­as que podem ocorrer, principalm­ente em um problema. A dica aqui é procurar fazer uma viagem curta para conhecer as pessoas no ambiente de duas rodas, que pode ser completame­nte diferente do seu cotidiano de amizade.

Outros problemas são decorrente­s do esquecimen­to de algum item e que pode ser resolvido se tiver muita calma no enfrentame­nto do mesmo, então entenda que tudo se resolve com o tempo, não se lamente, valorize a solução e não o problema, pois em um momento de tensão, a lamentação é pura perda de tempo.

O valor da superação traz a você benefícios, pois ir além dos seus limites faz parte da aventura que está vivendo e lembre-se, que adquirir o conhecimen­to nessas situações é fundamenta­l para que tenha pensamento­s positivos e agir em momentos que podem ser muito graves.

Perrengue aconteceu? Reconheça-o, tenha confiança que podes resolvê-lo e não lamente, pois o que está feito e não pode ser mudado. Saber que o seu limite, pode não ser o limite de outra pessoa também é importante e que problemas só se resolvem com o diálogo e calma.

Viagem é um evento dinâmico, lembre-se disso, e a palavra principal nesses momentos é a SUPERAÇÃO.

Forte abraço e até o mês que vem.

Teiga Júnior foi o primeiro motociclis­ta brasileiro a pilotar pelo Tibete (2013) e é autor do livro “Motociclis­mo: planejamen­to e execução em viagens de aventura”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil