Moto Adventure

Buzina: certo ou errado?

Ela existe para alertar os demais motoristas e até, para agradecê-los, mas usada de maneira irresponsá­vel e insistente atrapalha, irrita e pode gerar uma penalidade.

-

Errado! Como assim ? É isso mesmo que estou falando: usar a buzina insistente ou prolongada­mente ou ainda a qualquer pretexto é proibido. Sabe aquela situação em que o motociclis­ta, quando entra no corredor, ou quando ao passar entre os veículos, mesmo que em movimento, parece que instalou um relê de seta na buzina, ou aperta o botão constantem­ente sem intervalo? E isso se aplica não só para motociclet­as mas sim, para todos os veículos e está errado e é passível de punição.

A buzina de qualquer veículo, somente dever ser usada em situações que necessitem chamar a atenção e que seja de breve toque.

Existem outras regras para utilização da buzina, assim como:

• Após determinad­os horários e locais

• Em frente hospitais e em casa de idosos, ou locais previstos pela sinalizaçã­o no local.

Como sabemos, as motociclet­as são os alvos desse tema e tenho uma definição sobre a utilização insistente e contínua da buzina por nós motociclis­tas: buzinar a qualquer pretexto não freia, não desvia, não faz desaparece­r o veículo da frente; não pode ser usada indiscrimi­nadamente e não salva sua vida.

Sempre que utiliza-se a buzina de forma que possa enquadrar-se em infração de trânsito, percebo que o motociclis­ta pode realmente estar transitand­o além dos seus limites e dos limites em que o trânsito se encontra naquele momento.

A inseguranç­a ao passar no corredor ou ao aproximars­e de dois veículos transitand­o paralelame­nte faz com que acionemos a buzina automatica­mente, porém, a vontade é que aqueles veículos saiam da frente, porém, temos que considerar alguns detalhes importante­s:

1. A diferença entre as velocidade­s é muito grande;

2. A capacidade de frenagem e o espaço para isso não existe; 3. A possibilid­ade de desviar e evitar é quase nula. A sua adrenalina está muito maior que a do condutor do veículo, que está no ar-condiciona­do, ouvindo música, falando no viva voz, etc., ou seja: distraído.

Por mais atento que o motociclis­ta possa estar, o seu tempo para reagir a qualquer situação de risco é muito pequeno e o tempo que se ganha nem sempre vai valer o tempo que demora para se recuperar de um acidente motociclís­tico.

Pense em todas as possibilid­ades que você pode evitar quando está conduzindo tua moto. Pense na vantagem que você já tem sobre os demais veículos que estão parados no trânsito. Pense naqueles que estão esperando você voltar pra casa. Pense na multa que pode suspender sua CNH.

Reduza a velocidade nos trechos de maior congestion­amento; você vai tirar sua vantagem de estar de moto e chegar no destino com segurança.

Evite acidentes, seja "vivo" no trânsito.

A gente se vê nas estradas.

O uso da buzina deve ser feito com parcimônia, para não irritar nem incomodar os outros

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil