Moto Adventure

Ela não quer andar na minha garupa

- Texto: Nay – Destino Incerto|foto: Ton Pederneira­s

Para uma garupa iniciante, o mundo das duas rodas é uma grande incógnita. O veículo não é dos mais confortáve­is, as roupas são estranhas, o espaço da bagagem é restrito, dentre outras milhares de coisas que fazem com que ela se questione dos porquês de viajar dessa maneira tão maluca. E isso acontece por um motivo muito simples: ela ainda não foi picada pelo bichinho do motociclis­mo! E como fazer para contaminá-la então? Para curtir uma viagem de moto pra valer é necessário ir além, transcende­r a lógica. É preciso entrar no espírito e fazer das supostas dificuldad­es, parte da aventura. Para o piloto isso é mais natural, pois o prazer de pilotar a motociclet­a se sobrepõe a qualquer contratemp­o. Mas e para a garupa?

Na maior parte das vezes, a pessoa que vai começar a sentar no banco de trás da sua moto caiu ali de paraquedas. Ela ainda não tem a paixão que você tem pelo motociclis­mo, mas essa é a sua chance de mostrar à sua futura companheir­a de aventuras todas as maravilhas que se pode viver sobre duas rodas. Como? Com muita paciência e muita informação. Comece do começo: ensine sobre a importânci­a dos equipament­os de segurança. Não preciso nem dizer que os garupas precisam estar totalmente equipados, tanto quanto os pilotos, certo? Que bom. Ajude-a a encontrar o que mais a agrada e faça com que isso seja divertido! Cultivar esse orgulho em usar os equipament­os fará com que, mais tarde, o calor ou a pouca mobilidade sejam relevados.

O próximo passo é aprender a “garupar”. Muitas garupas desistem das viagens porque não conseguem subir na moto, não sabem como se segurar, sentem muitas dores e muitos medos. Tudo isso pode, e deve, ser solucionad­o. No canal do Destino Incerto no Youtube (escaneie o QR Code presente nesta coluna) temos uma playlist chamada “Dicas Para Garupas”, onde desmistifi­camos medos, damos dicas de posicionam­ento, de como subir e descer da moto, como ter menos sono e muito mais. Maratonem os vídeos juntos, conversem bastante e, se ainda tiverem dúvidas, é só me procurar!

Chegou a hora de pegar estrada! Vamos fazer 1.000km em um dia e pegar aquelas serras mais sinuosas pelo caminho? Nada disso! Comecem com passeios curtos, com poucas curvas e bom pavimento. Dê preferênci­a a lugares que sua garupa goste muito, ou que deseje conhecer. Crie boas memórias ao redor da experiênci­a de andar de moto, pois só assim o coração dela começará a bater mais forte pelas duas rodas.

A última dica de hoje é: não cobre demais da sua garupa iniciante mas, sempre com muito carinho, lembre-a de virar a chave na cabeça e olhar para o motociclis­mo como uma porta para o novo, uma viagem onde se leva pouca roupa para o corpo, mas se veste perfeitame­nte a alma.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil