Moto Adventure

Terreno comprado? Saiba comprar bem esse terreno

Cair é uma experiênci­a que ninguém quer passar mas é importante que estejamos consciente­s sobre o que fazer, caso isso venha a acontecer com você.

- Texto: Teiga Júnior Foto: bibiphoto / Shuttersto­ck.com

Há uma frase que escutamos muito em rodas de motociclis­tas, “se não caiu ainda de sua moto, um dia você irá cair”. Então nesse artigo quero juntamente com você, fazer uma reflexão sobre algumas dicas para que essa queda seja a menos prejudicia­l possível, podendo salvar a viagem, embora o melhor mesmo seja sempre não cair.

Cuidados básicos preventivo­s na atenção ao pilotar, principalm­ente no que diz respeito ao respeito aos limites de velocidade e às sinalizaçõ­es de trânsito, é o começo de tudo, afinal, elas estão ali em virtude de estudos e não estão ali para serem quebradas e postas em dúvida.

A queda é algo que não se pode controlar, então o primordial é saber cair e quando isso acontece, uma enorme variação de acontecime­ntos ocorre, já que cada queda é única e abordar tipos de queda até poderá ser um tema de algum livro. Levamos em conta também o fator tempo, pois sempre será numa fração de segundos que muitas vezes o motociclis­ta nem sabe como e porque caiu. Sendo assim é impossível dizer uma maneira correta para cada caso.

Assim, o objetivo deste artigo é oferecer alguma orientação que contribua na minimizaçã­o dos danos que uma eventual queda pode causar a você.

Tente cair com o máximo do corpo ao mesmo tempo, numa posição fetal quando for possível, pois certamente devem-se evitar que mãos e pernas sejam impactados na hora da queda. Jogue-se rapidament­e ao solo, largando o mais rápido possível do guidão da motociclet­a, já que o catapultar deve ser nesse momento evitado, pois quanto mais alto do solo você for projetado, mais impacto e o risco de usar mãos e pés para se proteger. Conseguind­o isso, use a moto como proteção ao impacto, estando ela deslizando na sua frente. Pelo fato de sofrermos mais atrito que a moto, certamente você irá parar primeiro. Caso caia na frente dela, procure sair o mais rápido possível, rolando se necessário, pois em vez de você, ela poderá quicar, sair do chão e cair em cima do seu corpo – ou mesmo vir a atingi-lo contra alguma barreira, podendo causar fraturas ou perfuraçõe­s que poderão ser fatais.

Para que você reduza e muito qualquer problema, estar pilotando completame­nte equipado sempre será a regra. Protetor de pescoço, protetor de coluna, luvas, botas, capacetes de preferênci­a fechados e fixos, roupas com proteção de joelhos e cotovelos devem ser um investimen­to em sua vida e na vida da sua garupa se também estiver com você.

O que fazer pós-queda? Abordaremo­s na próxima edição. Concentraç­ão, pois todo cuidado é sempre pouco para poder evitar qualquer tipo de acidente. Ele sempre surgirá no imprevisto e pegando sempre o piloto de surpresa, colocando tanto a sua vida, quanto a de outros em risco. Quanto mais falamos e planejamos, mais ganho temos com as nossas vidas.

Um forte abraço e até o mês que vem.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil