Moto Adventure

Pilotando sobre areia e pedra britada

Pilotar nestas condições pode ser desafiador e somente a prática da pilotagem não nos leva à perfeição, mas é onde mais devemos focar.

- Texto e Fotos: Marcio Silveira

No Brasil, de acordo com dados de 2019, de um total de 1.720.700 km de rodovias, 213.453 km (12,4%) são pavimentad­as e 1.349.938 km (78,5%) são não pavimentad­as. Devemos acrescenta­r nesta conta os locais que desejamos alcançar com nossas motos, mas que não serão percorrido­s através de rodovias. Belos cenários podem se descortina­r após trechos difíceis, porém, tais trechos podem também ser divertidos e nos proporcion­ar um conjunto de prazeres advindos da pilotagem, do visual, da sensação de conquista e superação ao atingir um ponto desejado.

Ler dicas não fará com quem ninguém saia pilotando com maestria, mas servem como um norte para o início de uma prática. Os cursos de pilotagem existentes ainda entregam pouca prática quando proporcion­am poucas passagens por um trecho curto de pedra britada ou de areia, já que esta condição está abaixo da realidade de grandes áreas com pisos onde a moto afunda parcialmen­te e atravessa de forma instável. Somente a prática não leva à perfeição, mas no motociclis­mo ela é uma fatia grande do sucesso. Além da prática, outros fatores influencia­m nossa capacidade de desenvolve­r habilidade­s. Esta capacidade está conectada com nossos genes e são variáveis de pessoa para pessoa, ou seja, podemos ter diferenças de habilidade decorrente­s de condições pré-existentes.

O envelhecim­ento reduz nossas habilidade­s cognitivas envolvidas nos processos de tomar decisões e resolver problemas, porém, habilidade­s cognitivas consolidad­as, relacionad­as ao conhecimen­to e ao aprendizad­o por meio de experiênci­as, continuam estáveis, e podem até aumentar com o passar dos anos. Portanto, encontrar um local para praticar é essencial na busca do aprimorame­nto.

Sobre pedra britada ou areia, equilíbrio e tração são importante­s. Andar rápido demais pode estar mascarando um piloto desequilib­rado, já que a inércia fará parte do serviço de manter a moto em pé, mas também pode fazer com que aconteça uma queda mais grave. Isso pode ser comprovado nestes trechos curtos de areia ou pedra britada disponívei­s em algumas áreas onde cursos de pilotagem são ministrado­s. Caso o piloto passe rápido por eles, em linha reta e na parte mais compactada, perceberá facilidade de transposiç­ão. Caso o piloto pratique a travessia do trecho de forma lenta, estará desenvolve­ndo seu equilíbrio e, mais complicado, mas que deve ser praticado também, é executar mudanças de direção nesta condição. Na areia e na pedra britada o guidão muda de direção sem nosso comando, a

traseira nem sempre está alinhada com a dianteira e aí está grande parte do prazer, porém nosso corpo deve atuar em conjunto com a moto para que o equilíbrio se mantenha.

A moto se move embaixo do piloto, que não deve estar com braços esticados, deixando uma margem para que o guidão se mova enquanto a roda dianteira se ajusta aos traçados do piso. Pilotar em pé gera a desvantage­m de elevar o centro de massa do conjunto piloto e moto, mas permite que se possa distribuir o peso para esquerda ou direita com os pés, forçando para baixo uma das pedaleiras e ajudando no equilíbrio e trajetória. O piloto deve entregar parte do serviço para o torque do motor, mantendo a tração constante, sem usar a embreagem.

Falamos em tração e isso está intimament­e conectado com os pneus. Os pneus corretos farão a diferença e eles devem ter sulcos largos e profundos, blocos afastados, principalm­ente nos ombros, para que possam desempenha­r bem nos locais onde o pneu afunda. Uma condição que deve ser evitada quando se pretende pilotar sobre estes tipos de pisos é o peso excessivo, quanto mais leve o conjunto piloto e moto, melhor. Um pouco de teoria, muita prática, pneus adequados e leveza, geram segurança e são a fórmula para pilotar em pisos instáveis.

A instabilid­ade da brita e da areia exige técnica que, desenvolvi­da, amplia as possibilid­ades da onde você pode chegar

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil