Moto Adventure

Sono: o maior inimigo dos(as) garupas

Duelar contra o sono é uma das tarefas mais ingratas durante uma viagem e quando se está na garupa, a tarefa é ainda pior – e muitos a encaram como uma oportunida­de de cochilar. Mas será mesmo recomendad­o?

- Texto: Nay – Destino Incerto|foto: Ton Pederneira­s

Se você tem o costume de viajar de moto com garupa, ou conhece alguém que tenha, certamente o assunto de hoje não é nenhuma novidade, inclusive, não é raro encontrarm­os nas redes sociais e em grupos de Whatsapp fotos e vídeos engraçados com esse tema tão recorrente e sobre o qual falaremos um pouco hoje: garupas x sono.

O(A) garupa que nunca deu aquela pescada no banco de trás, que atire a primeira pedra! Mas, muito além das pescadas, é extremamen­te comum ouvir relatos de quem abraça o sono, se ajeita no top case e tira longas sonecas estrada afora. E aí, será que tem problema?

A resposta é sim, há muitos problemas aqui, e não preciso ir longe para explicar os porquês. Façamos o exercício: estou andando em uma estrada sobre uma máquina de duas rodas, exposto(a), sem cinto de segurança e a 100 km/h. Será mesmo que este é o lugar ideal para colocar o sono em dia?

Mas não estou aqui para dar lição de moral, e sim para ajudar. Uma vez que já falamos sobre o perigo, vamos às dicas que vão auxiliar a burlar esse vilão que assombra os(as) garupas viajantes.

A primeira delas é: atenção na estrada, pois mente atenta é mente desperta. Leia as placas, saiba mais ou menos em qual km vocês estão, tenha o costume de olhar à frente para identifica­r um possível obstáculo, como uma lombada, um buraco ou um cachorro distraído, enfim, esteja alerta ao momento. Assim, além de espantar o sono, você ainda contribui com a segurança da viagem.

A segunda dica é investir em um intercomun­icador. Conversar com o piloto é uma ótima estratégia para burlar o sono de ambos, e também passar informaçõe­s urgentes. Porém, há algumas ressalvas a se fazer. Assim como não se dorme em cima da moto, lá também não é lugar para discutir a relação, falar de boletos ou qualquer coisa parecida! Use essa ferramenta de forma inteligent­e para não estragar a viagem.

Uma outra coisa importante é a alimentaçã­o e a hidratação na estrada. Opte sempre por lanches ou refeições leves, pois o estômago pesado vai te dar sono com certeza, e beba líquidos nas paradas, sempre em quantidade­s controlada­s para não desidratar, mas também sem exageros para não precisar ir muito ao banheiro no trajeto. Ter sempre uma balinha no bolso da jaqueta ajuda também, de preferênci­a algo que você vá mastigar e engolir rápido, diminuindo o risco de engasgar quando estiver na moto.

Agora, se nada funcionar e o sono ficar incontrolá­vel, pare. Nessa hora, piloto e garupa precisam estar abertos a mudanças nos planos, fazer uma parada maior para tomar um energético ou até mesmo considerar dormir na próxima cidade e continuar a viagem no dia seguinte, com o sono em dia e o corpo recuperado. Afinal, a segurança e o bem-estar na viagem devem ser as prioridade­s, sempre.

 ?? ??
 ?? ?? Escaneie o QR Code presente em algum lugar desta página para assisti-lo.
Escaneie o QR Code presente em algum lugar desta página para assisti-lo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil