Moto Premium

HARLEY-DAVIDSON LANÇA A SPORT GLIDE: ESPORTIVA E ESTRADEIRA

A Sport Glide traz uma pegada esportiva à linha Softail, e se transforma em bagger ou naked

- POR ALEXANDRE NOGUEIRA

Atradicion­alíssima marca norte-americana Harley-Davidson segue se autorrevol­ucionando desde o lançamento de toda uma nova linha em 2017, compondo uma nova geração radicalmen­te renovada. As mudanças mais profundas afetaram a família Softail com novo chassi dotado de monoamorte­cimento na traseira.

Melhorias na qualidade do acabamento e no refinament­o de funcioname­nto do conjunto motriz indicam que a Harley-Davidson pretende conquistar novos motociclis­tas, o cidadão do novo século cibernétic­o, mais exigente e ávido por velocidade e tecnologia.

A Sport Glide mantém o caráter da marca, com desempenho surpreende­nte, tanto de motor quanto de ciclística, atacando curvas com maior facilidade, segurança e com força de sobra em qualquer situação. Ela manda bem na cidade, nos passeios ou nas viagens e com suas malas e carenagem frontal removíveis é uma das motociclet­as total on road mais versáteis que me lembro ter testado. Você tira a carenagem e as malas para passear à noite na cidade, coloca os alforjes para as correrias diárias e para as viagens, repõe a carenagem no inverno… Enfim, você a utiliza de várias maneiras diferentes com muita facilidade.

Harley-Davidson é um ícone em tradição, atua nos segmentos de luxo e premium –e portanto custa caro. A Sport Glide 107 custa respeitáve­is R$ 74.900,00, que vão encan

tá-lo pela facilidade, agilidade e versatilid­ade ao tê-la como parceira diária. Sim ela pode ser usada diariament­e, porque apesar dos 317 kilos quando abastecida, ela vai bem na cidade quando você não precisa das malas laterais.

A marca norte-americana prefere focar no alto torque de seus motores e não revela a potência, fator que é intrinseca­mente ligado às altas rotações. A Harley declara que o V-Twin Milwaukee Eight 107 disponibil­iza saudáveis 14,89 kgf.m de torque a baixos 3.250 rpm e essa enxurrada de força permanece até a faixa de corte nas 5.650 rpm.

Essa nova geração de motores Milwaukee 8 tem um funcioname­nto liso e com baixas vibrações e o trabalho da injeção eletrônica de porta sequencial está tão refinado que é possível andar em quarta ou quinta marchas a sessenta quilômetro­s por hora na beira da praia ou a passeio que ela responde e roda perfeitame­nte sem os solavancos caracterís­ticos dos motores V2 anteriores.

Também é uma delícia serpentear curvas com a nova geração das Softail, porque não é preciso trocar marchas frequentem­ente, e o giro do motor vai a 3.000 rpm, para mim a melhor faixa de funcioname­nto da máquina, pois o torque está sempre disponível e o índice de vibrações é baixo, quase uma massagem. Esta é a verdadeira essência das Harley-Davidson, um passeio prazeroso.

Dois eixos balanceado­res foram aplicados para redefinir

as coisas em termos de vibrações, mas a alma da Harley e seu motorzão V-Twin essencial continua presente.

Rodando sozinho com ela na estrada consegui marcas de consumo de 20 km por litro de gasolina a 100 km/h constantes. Isso significa que, com o tanque de 18,9 litros, é possível rodar por volta de 350 quilômetro­s. Se a rodovia permitir rodar a 120 km/h e você levar garupa, o consumo cai para cerca de 15 km/l, por isso é bom controlar a mão direita. Se você gosta de ser um fora da lei por alguns instantes e arriscar atingir 160 km/h na estrada, saiba que o consumo então vai ficar abaixo dos 10 km/l.

O novo escapament­o dois em um já atende as normas

Promot 4 e proporcion­a o som que você espera de uma verdadeira Harley-Davidson, agradável, espaçado e profundo, sem perturbar, como uma sinfonia.

O novo chassi, reprojetad­o e fabricado com novo material, é mais resistente e mais rígido, para suportar o motor mais forte. Agora o quadro ancora um garfo de cartuchos invertidos de 43 mm na dianteira e um braço oscilante na traseira com monoamorte­cedor ajustável na pré carga da mola através de um registro na lateral para adequá-la ao peso do piloto ou utilização. Se for andar sozinho, acerta a suspensão, ao viajar no fim de semana com a amada ou o amigo, endurece a suspensão, um sistema manual fácil e

rápido, mas que exige que a motociclet­a esteja parada e sem os tripulante­s montados. Garanto para você que se trata de uma outra motociclet­a: os novos ajustes no chassi e a nova suspensão traseira monochoque melhoraram demais a agilidade, facilitand­o a vida dos menos experiente­s e até mesmo dos mais idosos, afinal manobrar uma motociclet­a de 300 quilos não é para qualquer um.

Ao montar, você já percebe que há algo diferente. Até para tirar a motociclet­a do cavalete lateral é mais fácil. O guidão está mais leve para manobras, parada ou em baixas velocidade­s. Nas altas velocidade­s não há balanços e senti a motociclet­a grudada no chão. Não sentia essa firmeza na geração anterior, equipada com o par de amortecedo­res horizontai­s de funcioname­nto invertido embaixo do motor.

A Sport Glide inspira confiança na tocada e permite inclinaçõe­s radicais, com as pedaleiras avisando que ainda há mais a explorar, mas que é bom ficar esperto, porque esse limite é breve. Um bom piloto munido com esta Sport Glide pode surpreende­r a turma das esportivas.

As rodas de alumínio fundido têm desenho polêmico, que desperta opiniões diveras, mas no geral agrada. Os aros, dianteiro de 18 polegadas e o traseiro de 16 polegadas calçam pneus Michelin Scorcher 31, fabricados especialme­nte para a Harley-Davidson. Agarram muito bem e não são motivo de preocupaçã­o quando a tocada for mais radical.

O sistema de freios é convencion­al e sem novidades, com uma única pinça de quatro pistões na dianteira segurando um disco de 300 mm e uma pinça deslizante de dois

pistões na traseira em conjunto com um disco de 292 mm. A pegada do freio dianteiro é um tanto esponjosa, mas garante boas frenagens. O sistema ABS é de série e atua perfeitame­nte, sem trepidaçõe­s na alavanca. Grande problema no freio traseiro das Harley é que eles travam a roda com muita facilidade, mas agora o ABS ajuda a resolver esse problema e proporcion­a melhores frenagens, principalm­ente na chuva.

O assento é baixo e permite apoiar os pés no chão com maior firmeza e segurança. O banco é amplo e bastante confortáve­l para o piloto. No geral, a ergonomia da Sport Glide oferece uma posição mais ereta e menos cansativa se comparada aos modelos de pedaleiras muito avançadas. Já o assento da garupa é pequeno e cansativo e a falta de alças para se segurar pode tornar o passeio a dois um pesadelo.

A iluminação é full LED, com exceção das setas dianteiras, que mantém as lâmpadas convencion­ais.

Painel com velocímetr­o analógico e um LCD que mostra rotações, hodômetros, computador de bordo com consumo médio, trip de reserva e posição de marcha. Há também uma útil tomada USB no canto esquerdo, perto do cabeçote, e a ignição é feita sem chave, com o sensor de presença da motociclet­a.

Particular­mente eu gostei muito da dupla personalid­ade que esta autêntica Harley-Davidson mantém. A visão aos olhos é fantástica, os passeios divertidos e excepciona­lmente sossegados e o acabamento maravilhos­o. É claro que não é uma motociclet­a para qualquer um, mas vale enfatizar que ela é incrivelme­nte receptiva e amigável.

BOLETIM 9,2

 ??  ??
 ??  ?? Alforjes e carenagem de farol facilmente removíveis
Alforjes e carenagem de farol facilmente removíveis
 ??  ?? Os pneus Michelin Scorcher (levam o logo H-D em baixo-relevo) e as suspensões, as melhores de uma Harley em anos, permitem algumas ousadias
Os pneus Michelin Scorcher (levam o logo H-D em baixo-relevo) e as suspensões, as melhores de uma Harley em anos, permitem algumas ousadias
 ??  ?? V2 Milwaukee Eight de 1.745 cc tem torque abundante
V2 Milwaukee Eight de 1.745 cc tem torque abundante
 ??  ?? Rodas de design arrojado e freio a disco único na dianteira, mas com pinça de 4 pistões. Quadro de berço duplo oculta radiador de óleo à frente
Rodas de design arrojado e freio a disco único na dianteira, mas com pinça de 4 pistões. Quadro de berço duplo oculta radiador de óleo à frente
 ??  ?? Postura de pilotagem ereta e ergonômica: pés avançados
Postura de pilotagem ereta e ergonômica: pés avançados
 ??  ??
 ??  ?? O conjunto ciclístico permite curvas de raspar as pedaleiras
O conjunto ciclístico permite curvas de raspar as pedaleiras
 ??  ?? Sem a carenagem de farol e os alforjes, uma moto urbana
Sem a carenagem de farol e os alforjes, uma moto urbana
 ??  ?? O grande escape sinuoso ao estilo dois-em-um é metade cromado, metade preto
O grande escape sinuoso ao estilo dois-em-um é metade cromado, metade preto
 ??  ??
 ??  ?? Carenagem tem algum efeito aerodinâmi­co em altas velocidade­s
Carenagem tem algum efeito aerodinâmi­co em altas velocidade­s
 ??  ?? Para estrada, melhor aerodinâmi­ca e bagagem protegida
Para estrada, melhor aerodinâmi­ca e bagagem protegida
 ??  ?? Refletores nas bengalas e nas malas: exigência legal no mercado norte-americano
Refletores nas bengalas e nas malas: exigência legal no mercado norte-americano
 ??  ?? A retirada da carenagem frontal não requer o uso de ferramenta­s: rápida e prática
A retirada da carenagem frontal não requer o uso de ferramenta­s: rápida e prática
 ??  ?? Uma trava interna de fácil acesso e manuseio permite a retirada nas malas laterais
Uma trava interna de fácil acesso e manuseio permite a retirada nas malas laterais
 ??  ?? Com alforjes removíveis porém rígidos, melhor para viajar
Com alforjes removíveis porém rígidos, melhor para viajar
 ??  ?? Rodas exuberante­s de 5 raios duplos em formato de garfos
Rodas exuberante­s de 5 raios duplos em formato de garfos
 ??  ?? Carenagem removível cobre parte das bengalas invertidas
Carenagem removível cobre parte das bengalas invertidas
 ??  ?? Instrument­o sobre o tanque com LCD de bom conteúdo
Instrument­o sobre o tanque com LCD de bom conteúdo
 ??  ?? Para-lama esportivo e um só disco com pinça de 4 pistões
Para-lama esportivo e um só disco com pinça de 4 pistões
 ??  ?? Quatro válvulas e duas velas por cilindro: melhor combustão
Quatro válvulas e duas velas por cilindro: melhor combustão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil