Moto Premium

HONDA PCX: EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO TAMBÉM SE MEXE

-

Ótima para atravessar congestion­amentos, mas também boa para passeios tranquilos

Sucesso absoluto de vendas e com o título de scooter mais vendido do país, o Honda PCX 150 chega à sua terceira geração, com lançamento mundialmen­te simultâneo. O novo PCX 2019 chega em três versões, com diferentes equipament­os. A STD (Standard) é a versão de entrada, e custa R$ 11.620,00 nas cores azul metálico e prata. Há também duas versões mais requintada­s e equipadas, caso da DLX vestida numa elegante cor branca perolizada com banco e acabamento­s em marrom bem claro (café com leite) e da versão Sport, na cor prata com banco e grafismo vermelhos, ambas custando R$ 12.990,00.

O PCX 150 desde sempre agrada visualment­e logo ao primeiro contato, com suas linhas arredondad­as e o fino acabamento, sem parafusos aparentes. O detalhe mais interessan­te é que o guidão fica aparente, o que não é muito comum em scooters, com os punhos e os suportes na mesa superior como em uma motociclet­a. Escudo e carenagens têm um desenho bem esportivo, com o para brisas escurecido integrado e baixo.

Tudo nele foi reprojetad­o e evoluiu. O motor continua o mesmo monocilínd­rico OHV refrigerad­o a água e com injeção eletrônica de combustíve­l, que vem com acerto eletrônico mais refinado para proporcion­ar melhor desempenho e menor índice de emissões.

O motor de 150 cc de cilindrada rende 15 cv de potência às 6.000 rpm e entrega o torque máximo de 1,5 kgf.m às 5.500 rpm. A força é distribuíd­a por um câmbio variável CVT –polias de diâmetro continuame­nte variável– que garante respostas espertas e vigorosas para encarar o trânsito ou as estradas. É impression­ante como o motor responde desde o scooter parado até mesmo a 100 km/h, pois é só acelerar tudo que sempre há uma resposta imediata. O consumo na cidade fica na casa dos 40 km/l, conforme os engenheiro­s da Honda. Esse motor tem funcioname­nto muito liso e com baixa vibração. Por isso o PCX tem um rodar macio e bastante confortáve­l, livre de trepidaçõe­s no guidão.

As versões DLX e Sport dispõem do Idle Stop, um dispositiv­o que desliga o motor após três segundos com o scooter parado e então é só acelerar que o motor volta a funcionar quase que impercepti­velmente. Por conta deste dispositiv­o o motor destes modelos tem os sistemas de ignição e partida diferentes. Não há motor de arranque, e a carga do sistema é maior para dar conta das inúmeras partidas. O sistema

Estabilida­de surpreende, e parte do crédito deve ser dada aos ótimos pneus Pirelli

foi desenvolvi­do pensando em liberar menos poluentes e economizar ainda mais combustíve­l quando o veículo estiver parado em semáforos, por exemplo. O Idle Stop pode ser desligado por um botão acima do acelerador.

O novo chassi traz um berço duplo reforçado que permitiu maior rigidez para livrar a pequena máquina de oscilações em pisos irregulare­s e em altas velocidade­s.

A estabilida­de do PCX é um ponto forte e agrada bastante. A suspensão dianteira utiliza o mesmo garfo telescópic­o da versão anterior e continua bem acertado e equilibrad­o entre performanc­e e conforto. A suspensão traseira foi recalibrad­a e recebeu melhorias, com novo ponto de ancoragem dos amortecedo­res no chassi e no motor permitindo uma posição mais vertical e eficiente para absorver imperfeiçõ­es do asfalto. Os novos amortecedo­res traseiros contam com três regulagens na pré-carga da mola e o acerto original de fábrica me pareceu bastante adequado para pilotos com peso entre 70 kg e 80 kg.

As rodas de catorze polegadas com novo desenho são equipadas com pneus Pirelli de perfil esportivo, mais largos que os da geração anterior. Aliados ao delicado acerto da suspensão fazem do PCX 150 um scooter que transmite ao piloto muita sensação de segurança nas curvas, tanto de baixa como de alta.

A manobrabil­idade e agilidade são leves, é fácil colocar o PCX onde você quer ao serpentear o trânsito.

Na rodovia de bom piso ele vai como se estivesse num trilho. O PCX 150 pesa 135 kg totalmente abastecido.

No sistema de freios há diferenças entre as versões, com a STD adotando freios combinados entre o disco dianteiro e o tambor traseiro e as versões DLX e Sport adotando disco dianteiro e traseiro. Apenas na dianteira há o ABS e não são combinados. Nas duas versões as freadas são bem fortes e satisfatór­ias, mas o ABS, mesmo que só na frente, garante segurança extra e é sempre um opcional a ser considerad­o.

Outro diferencia­l das versões mais caras é a chave de presença Smart Key que chegou com o scooter top da marca SH 300i e agora ao PCX. Basta aproximar a chave ao PCX e apertar o botão giratório no escudo para ligar a ignição, abrir o bocal de abastecime­nto ou erguer o assento para guardar objetos, a capa de chuva ou até um capacete fechado na hora de estacionar.

O painel é novo e totalmente digital, com tela do tipo blackout, de leitura clara e fácil da velocidade, nível de combustíve­l, hodômetros, computador de bordo e relógio e nas duas laterais as luzes de advertênci­a, farol alto e setas.

Toda iluminação é em LED e na dianteira uma luz de posição diurna vem eleganteme­nte integrada às setas e ao enorme farol duplo. No escudo frontal há um pequeno porta objetos com uma tomada 12V para carregar eletrônico­s.

O Honda PCX 150 é bonito, econômico e confiável mecanicame­nte. Eu bem queria um brinquedo desses.

BOLETIM 8,9

 ??  ??
 ??  ?? Linhas fluidas e orgânicas sugerem movimento e ação. Cavalete ajuda em manutenção e para parar em ladeiras, pois scooters não engatam marcha…
Linhas fluidas e orgânicas sugerem movimento e ação. Cavalete ajuda em manutenção e para parar em ladeiras, pois scooters não engatam marcha…
 ??  ?? Postura sentada,
supertípic­a de motonetas, com a possibilid­ade de
avançar os pés
Postura sentada, supertípic­a de motonetas, com a possibilid­ade de avançar os pés
 ??  ?? Lanterna em forma de X e guidão aparente, como de moto
Lanterna em forma de X e guidão aparente, como de moto
 ??  ?? O tema “asas”, além dos farois, também vem ao painel
O tema “asas”, além dos farois, também vem ao painel
 ??  ?? Disco flutuante com ABS de um canal e pinça de 2 pistões
Disco flutuante com ABS de um canal e pinça de 2 pistões
 ??  ?? Motor e sistema CVT acoplado à roda traseira redesenhad­a
Motor e sistema CVT acoplado à roda traseira redesenhad­a
 ??  ?? Bom disco atrás, sem ABS; mola com 3 passos de espira
Bom disco atrás, sem ABS; mola com 3 passos de espira
 ??  ?? Os farois e as luzes de posição de LED compõem um visual bem mangá
Os farois e as luzes de posição de LED compõem um visual bem mangá
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil