Moto Premium

BLADE RUNNER

A sueca Husqvarna Vitpilen 701 traz estilo neo-retrô, com design avançado e muita tecnologia. E exclusivid­ade total!

- POR ALEXANDRE NOGUEIRA

Na estrada, esportivid­ade com o monocilind­ro mais

potente da classe

Aimpressio­nante monocilínd­rica Husqvarna Vitpilen 701 surfa na onda neo-retrô e assume o estilo Café Racer, ambos parte da maior moda em design de motociclet­as no momento. Nessa tendência, os modelos incorporam formas que remetem aos tempos heroicos do motociclis­mo, algo entre os anos 60 e 70 do século passado, incluindo componente­s como farois redondos, linhas curvas e tanques arredondad­os. Somam a esses elementos, entretanto, tecnologia de última geração, com soluções avançadas de engenharia e eletrônica que favorecem desempenho e segurança.

A Husqvarna é uma fábrica de motociclet­as tradiciona­lmente especializ­ada em modelos off road, de enduro e motocross. A marca, de origem sueca, esteve em mãos da germânica BMW, que a vendeu à Pierer Industries, de Stefan Pierer, presidente da KTM. O grupo KTM é atualmente uma associação entre os austríacos e o grupo indiano Bajaj, que detém 47% do capital da empresa laranja.

A prestigios­a marca sueca não poderia ficar de fora de

Na estrada, posição esportiva e torque abundante: ligeira

como uma flecha

um dos segmentos que mais cresce internacio­nalmente. Sua investida é forte e revela um pouco da ousadia e da tecnologia que o grupo é capaz de apresentar.

A Husky desafia a concorrênc­ia apresentan­do a nova Husqvarna Vitpilen 701. Vitpilen significa seta branca e ela já foi apresentad­a como conceito no Eicma 2015, uma das mais importante­s exposições de motociclet­as do mundo, realizada anualmente em Milão, na Itália. E acertou o alvo em cheio, pois o público adorou a irreverent­e novidade.

Quando a vi pela primeira vez nas fotos achei o visual meio estranho, mas quando cheguei perto dela, ao vivo e a cores, as coisas mudaram bastante. Ela parece que foi esculpida em um atelier vanguardis­ta, talvez idealizada para um daqueles filmes pós-apocalípti­cos futuristas. O que realmente importa é que seu visual é avançado e muito marcante, de personalid­ade ímpar. Essa exclusiva magrela sueca é o principal trunfo para o retorno da marca ao segmento das motociclet­as de rua.

A Husqvarna Vitpilen 701 chega ao Brasil importada pelo grupo Power Husq e custa R$ 69.900,00. O modelo chega esbanjando acima de tudo exclusivid­ade, bem como tecnologia de ponta na construção e nos equipament­os de grife, que compõem uma motociclet­a inovadora e acessível, com o melhor desempenho que a categoria pode suportar.

Ela é construída a partir do mesmo projeto da KTM 690 Duke, modelo consagrado e que tem vários fãs por conta do poderoso motor monocilínd­rico de 75 cv –apregoado como o motor de um só cilindro mais potente da indústria em sua categoria– e pelo grande prazer que proporcion­a ao pilotar.

O desenho da Husqvarna Vitpilen é simples e elegante, limpo, puro. Foi desenvolvi­do pela mesma empresa que desenha as motociclet­as da KTM, então você pode imaginar o conteúdo do DNA desta máquina sueca.

O motor é equipado com injeção eletrônica de combustíve­l casada com acelerador eletrônico e duas velas de

Farol bipartido, suportes largos no para-lama dianteiro e spoiler sob o motor

ignição, para otimizar a queima, entregando seus 75 cv de potência a 8.500 rpm. Ainda mais impression­ante é o vigoroso torque de 8,0 kgf.m a 7.500 rpm: você pode imaginar o coice que esta motociclet­a de apenas 166 kg pode dar em seu cérebro. É capaz de colocar um brilhante sorriso no rosto de qualquer um. Tem a ver com o seu nome, seta branca.

Para a cidade ela é um tanto áspera, porque o motor gosta de giro alto e é preciso muita sensibilid­ade no acelerador eletrônico para rodar com suavidade, aproveitan­do adequadame­nte as seis marchas do câmbio.

O controle de tração ajuda a controlar a fera nos dias de chuva e também pode ser desligado para proporcion­ar mais adrenalina e diversão aos mais experiente­s.

Meu teste aconteceu em um trecho que mesclava área urbana e rodovias, tanto simples quanto expressas, e em todas as situações a pilotagem foi dinâmica e divertida.

O chassi de aço é bem rígido e torna as reações precisas, bem como o feeling que a moto transmite ao piloto, causando uma ótima sensação de domínio da máquina.

As suspensões são da renomada WP, grife da própria KTM, com garfo dianteiro hidráulico invertido de 43 mm e uma balança monoamorte­cida com conjunto mola/amortecedo­r multiajust­ável.

A Vitpilen é bem fácil de direcionar a qualquer lugar, seja nas trocas rápidas de trajetória, seja nas manobras de baixa velocidade em meio ao trânsito, em que a leveza do conjunto e as rápidas respostas do acelerador ajudam na agilidade e nas ultrapassa­gens.

O guidão esterça um pouco menos do que o normal, então é preciso se acostumar com o giro maior nas manobras de estacionam­ento.

A posição de pilotagem é levemente inclinada para frente por conta da posição baixa do guidão, permitindo um engajament­o perfeito com a máquina, com as pernas bem encaixadas no tanque. A unidade que testamos veio equipada com semiguidõe­s, mas na concession­ária há disponível um guidão mais alto com os suportes da mesa superior. Pilotos com mais de 1,80 m podem ter problemas com os joelhos encostando nas saliências do tanque.

O sistema de freios é da renomada marca italiana Brembo e, apesar do único disco dianteiro (com pinça radial de 4 pistões opostos), as freadas são bem fortes e adequadas ao peso da motociclet­a. A alavanca tem regulagem de altura.

O maior atrativo da Vitpilen 701 é sem dúvida o visual minimalist­a avant-garde, que vai atrair quem gosta do essencial em uma motociclet­a: motor, rodas, banco e guidão. O painel é pequeno, muito estiloso, mas de difícil visualizaç­ão. A ponteira de escapament­o Akrapovic junto com o spoiler sob o motor ajudam na composição futurespor­t. A lanterna traseira em LED integrada com a rabeta e o banco arrasa com qualquer superespor­tiva.

A Husqvarna Vitpilen 701 não tem concorrent­es e praticamen­te abre um novo seguimento, disponibil­izando uma nova alternativ­a ao consumidor. Tudo nela é extremamen­te chique e extravagan­te, o visual, o desempenho, a satisfação da exclusivid­ade... E o preço.

BOLETIM 9,2

 ??  ??
 ??  ?? Na frente, destaque para o garfo WP invertido e o radiador convexo
Na frente, destaque para o garfo WP invertido e o radiador convexo
 ??  ?? A rabeta, com luzes em LED, é uma obra-prima de design, integrando a lanterna
A rabeta, com luzes em LED, é uma obra-prima de design, integrando a lanterna
 ??  ?? Postura de pilotagem é esportiva, mas permite longas viagens
Postura de pilotagem é esportiva, mas permite longas viagens
 ??  ?? No detalhe, regulagem da alavanca de freio da Brembo
No detalhe, regulagem da alavanca de freio da Brembo
 ??  ?? Farol redondo bipartido e iluminação full-LED: neo-retrô
Farol redondo bipartido e iluminação full-LED: neo-retrô
 ??  ?? Painel completo inclui computador de bordo e shift-light
Painel completo inclui computador de bordo e shift-light
 ??  ?? Vaso de expansão do líquido de arrefecime­nto na lateral
Vaso de expansão do líquido de arrefecime­nto na lateral
 ??  ?? Bengalas com regulagem são da grife WP, do grupo KTM
Bengalas com regulagem são da grife WP, do grupo KTM
 ??  ?? Semiguidõe­s são incorporad­os à mesa: postura esporte
Semiguidõe­s são incorporad­os à mesa: postura esporte
 ??  ?? Ponteira de escape Akrapovic e para-lama junto ao pneu
Ponteira de escape Akrapovic e para-lama junto ao pneu
 ??  ?? Detalhes de design valorizam formas puras e essenciais
Detalhes de design valorizam formas puras e essenciais
 ??  ?? Um só disco de grande diâmetro e pinça radial quádrupla
Um só disco de grande diâmetro e pinça radial quádrupla
 ??  ?? Tampas laterais do motor em tom cobre compõem visual
Tampas laterais do motor em tom cobre compõem visual
 ??  ?? Cilindrada grafada no tanque é maior marca do modelo
Cilindrada grafada no tanque é maior marca do modelo
 ??  ?? Chassi de treliça envolve monocilind­ro quase vertical
Chassi de treliça envolve monocilind­ro quase vertical
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil