Moto Premium

DEZ DICAS PARA PARAR MELHOR

-

1

Freie antes da curva. Não durante a curva. Mesmo que você conheça a estrada, pode haver um imprevisto. Se não houver outro jeito, vá modulando o traseiro e evite “alicatar” o dianteiro.

2

Freie com muito menos ímpeto em piso molhado. Evite faixas de sinalizaçã­o pintadas no chão e não esqueça que os freios perdem eficiência quando molhados.

3

Nunca use um só dos freios, mas ambos, exceto talvez no off road. Para isso inventaram o CBS. Só aplique o traseiro com mais vontade em motos de entre-eixos longo, como as custom. Nas esportivas ele é praticamen­te um leme direcional da frenagem.

4

Ao pilotar sobre pisos de menor aderência (com pedriscos, lama, água, areia etc.) preveja de antemão uma distância muito maior até a imobilizaç­ão, guardando espaços mais amplos.

5

Cuidado com fadiga (fading), causada por superaquec­imento do sistema de freios. Use freio-motor em descidas de serra, especialme­nte se prolongada­s e se a moto for pesada.

6

Reduza sempre ao frear, jogando marchas mais curtas, mesmo que isso eleve bastante as rotações do motor. Não aperte o manete de embreagem de vez, deixando a moto solta. Você pode precisar de aceleração para escapar da situação.

7

Não perca o guidão das mãos: freie com dois ou três dedos, deixando ao menos um (ou dois) agarrando a manopla. Você pode sacudir, ou ter que reagir rapidament­e.

8

Ao frear, tente jogar o corpo para trás e elevar o tronco, mantendo-se ereto. Além de melhorar a distribuiç­ão de massas (evitando ou minimizand­o que a roda traseira se erga), o corpo aumenta o arrasto aerodinâmi­co, especialme­nte na estrada.

9

Module sempre as freadas, atuando como um ABS humano. Nem sempre dá, mas pode evitar uma escapada de frente, especialme­nte em terrenos de menor aderência. Olhe por onde vai escapar se não for conseguir parar.

10

Se não for uma freada de pânico, comece com suavidade e vá sentindo o contato do pneu com o chão e o balanço da moto. O início da freada é determinan­te para que suspensões e pneus se adaptem ao novo esforço, sem torções e com a maior área possível de contato com o piso. Ah, e finalmente: calibre os pneus semanalmen­te.

 ??  ?? Cal Crutchlow
Cal Crutchlow

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil