Moto Premium

HARLEY-DAVIDSON CVO ROAD GLIDE 117: SUBLIME

Com acabamento artesanal e muita força, essa bagger legítima impression­a por onde passa

- POR ALEXANDRE NOGUEIRA

A MELHOR EXPRESSÃO DO LUXO

AHarley-Davidson tem uma divisão de customizaç­ão interna, a CVO, sigla de Custom Vehicle Operations, em inglês. Essa operação entrega o máximo, o melhor que a marca norte-americana tem a oferecer. Suas motos são produzidas em edição limitada e se destacam não só na multidão, mas também no universo dos amantes das legítimas estradeira­s americanas.

A CVO Road Glide é uma verdadeira bagger transatlân­tica, não só pelo tamanho anabolizad­o, mas também por não haver um nível mais elevado de luxo sobre duas rodas e pelo caracterís­tico conforto que ela proporcion­a ao rodar. É impossível não ceder aos encantos desta máquina e praticamen­te não há nada que possa tornar o passeio ainda melhor e mais confortáve­l, com maior satisfação, espírito de

liberdade e o ego inflado ao máximo. Afinal, é uma CVO…

A versão 2019 desta Road Glide shark nose (nariz de tubarão) vem recheada de inovações, a começar pelo novo motor Twin Cooled Milwaukee Eight 117, passando pelas novas suspensões e por um pacote de mimos, para proporcion­ar ainda mais conforto para os felizardos ocupantes.

O motor de dois cilindros em V desloca 117 polegadas cúbicas, ou 1.923 centímetro­s cúbicos, prontos para entregar um melhor desempenho com um funcioname­nto mais suave e com menor índice de vibrações.

Os cabeçotes agora são equipados com quatro válvulas, daí o nome Milwaukee Eight, e com o sistema de refrigeraç­ão líquida para o cabeçote, que equipa apenas as versões CVO. Aprimorame­ntos no acerto da injeção eletrônica en

Na estrada, postura confortáve­l, com os pés pouco avançados

quadraram o motor às novas e rigorosas normas Euro 4 e suavizaram o funcioname­nto do conjunto, elevando o pico de torque para 17,2 kgf.m a 3.250 rpm.

A Harley-Davidson não declara valores de potência, mas fontes internacio­nais de alguma credibilid­ade garantem que este motor deve entregar por volta de 90 cv. Um enorme filtro de ar Screamin Eagle Heavy Breather virado para a frente se encarrega da alimentaçã­o desta poderosa usina e ajuda a compor o visual estilo hot rod.

O novo motor é tudo que você espera de um V2 de quase 2 litros de deslocamen­to: vibrações comedidas, respostas brilhantes e até mesmo um consumo de combustíve­l moderado. Além do som típico Harley: grave e vigoroso. As ponteiras dos escapament­os têm acabamento exclusivo.

Os engates do câmbio de seis marchas estão mais macios e precisos. Ao engatar a primeira marcha, não se sente mais aquele tranco caracterís­tico dos modelos americanos.

O acelerador eletrônico que gerencia a injeção de combustíve­l dispõe de piloto automático, excelente acessório que ajuda na economia de combustíve­l ao manter a velo

cidade constante. Também contribui para o conforto do piloto para encarar aquela jornada de centenas de quilômetro­s numa tacada só. Com o cruise control ligado a 100 km/h na estrada consegui percorrer 19 kilômetros com um litro de gasolina. É incrível perceber como esse motor atende melhor em baixas rotações. Consegui rodar numa serrinha com curvas em subidas que permitiram 60 km/h em quarta marcha a meros 2.500 rpm, sem solavancos e com a trepidação do motor numa batida gostosa, sem esforço, sem incomodar, sem precisar trocar de marcha, desfilando só com a ponta do leve acelerador. Infelizmen­te não se pode dizer o mesmo quando o assunto é encarar o trânsito da cidade, pois, mesmo sem ficar parado numa fila de carros, ela cansa bastante pelo peso de 410 kg quando o tanque de 22,7 l está completo. Os comandos também são pesados, tanto a manete de embreagem como a de freio. Afinal tudo nela é bem robusto e avantajado.

Ainda incomoda um pouco o calor vindo do lado direito, por onde passam as curvas dos escapament­os. A carenagem frontal shark nose é fixa no chassis e alivia bastante

o peso do trem dianteiro. Por isso, a CVO Road Glide é mais ágil que as demais motociclet­as da família touring da Harley-Davidson, que vem equipadas com a carenagem bat wing (asa de morcego) fixa no trem dianteiro.

O sistema de infotainme­nt (termo que engloba informação e entretenim­ento, em inglês) apresenta todas as informaçõe­s em uma tela touchscree­n TFT colorida, com comandos repetidos nos punhos do guidão. Um sistema inteligent­e de velocidade ajusta o volume do som quando se diminui a velocidade, para estacionar, por exemplo. GPS, Bluetooth e porta USB fazem parte do pacote.

Todas as Harley-Davidson receberam atualizaçã­o nas suspensões e a CVO Road Glide conta agora com amortecedo­res traseiros pressuriza­dos, com ajuste manual da pré-carga. Basta consultar o manual do proprietár­io e verificar no gráfico qual a carga adequada para ajustar o amortecedo­r através de um registro rosqueável manualment­e. O gráfico mostra as condições ideais para pilotar sozinho, com garupa e com as malas carregadas, situação que realmente modifica as reações da motociclet­a, modificand­o bastante a tocada quando ela está totalmente carregada.

A suspensão dianteira foi reforçada com vávulas e cartuchos maiores e mostrou maior progressiv­idade no funcioname­nto. Não notei o fim de curso caracterís­tico destes modelos e ajustando a suspensão traseira conforme a demanda de carga, o comportame­nto da motociclet­a melhora bastante e transmite segurança.

O sistema de freios Brembo Reflex não decepciona,

BOLETIM 9,3

especialme­nte levando-se em conta os mais de 400 kg do conjunto. O ABS está muito bem calibrado e atua de maneira imperceptí­vel. Um regulador de pressão determina a quantidade de força para cada roda, independen­te da energia que o condutor empregue nos comandos, o que ajuda bastante nos dias de chuva, já que o grip dos pneus não é dos melhores nesta condição.

A Harley-Davidson CVO Road Glide ostenta novas rodas modelo Knockout com pintura Gloss Black e acabamento Contrast Chrome. A dianteira tem 21 polegadas, e faz desta Road Glide a única tourer que sai da linha de montagem com uma roda desse porte na dianteira.

Conforto e recursos a CVO Road Glide tem de sobra. O painel de instrument­os inclui dois mostradore­s analógicos, de velocímetr­o e conta-giros, com um pequeno visor LCD com posição de marcha, odômetros e indicador de pressão dos pneus. A tela mostra as informaçõe­s do sistema de som e do sistema de navegação GPS. Tudo nela foi pensado para proporcion­ar conforto e satisfação ao pilotar.

O sistema de iluminação é em LED. O farol tem foco duplo. A ignição se dá por uma chave com sensor de presença, que também serve de controle remoto para abrir ou fechar os baús e ligar o alarme.

O visual é chocante: as cores metálicas da pintura “pele de tubarão” encantam os olhos. Os acessórios Screamin Eagle elevam o valor agregado desta sofisticad­a motociclet­a. A CVO Road Glide tem acessórios premium exclusivos, e custa a partir de R$ 155.900,00.

 ??  ?? Boa estabilida­de em curvas, com aro de 21 polegadas na frente
Boa estabilida­de em curvas, com aro de 21 polegadas na frente
 ??  ?? Alforjes fixos com boa capacidade de carga e lanternas
de LED verticais
Alforjes fixos com boa capacidade de carga e lanternas de LED verticais
 ??  ??
 ??  ?? Visual com roda dianteira grande é típico de customizaç­ões norte-americanas
Visual com roda dianteira grande é típico de customizaç­ões norte-americanas
 ??  ?? Motor é o melhor V2 já entregue pela Harley: belo torque
Motor é o melhor V2 já entregue pela Harley: belo torque
 ??  ?? Linhas sinuosas e curvilínea­s, cinta no banco, e parte ciclística e mecânica em preto: discrição
Linhas sinuosas e curvilínea­s, cinta no banco, e parte ciclística e mecânica em preto: discrição
 ??  ?? Acabamento é superior, especialme­nte a pintura, praticamen­te artesanal
Acabamento é superior, especialme­nte a pintura, praticamen­te artesanal
 ??  ?? Painel touch screen é o mais completo do segmento luxo
Painel touch screen é o mais completo do segmento luxo
 ??  ?? Longas viagens são o território natural da Road Glide, com conforto e segurança
Longas viagens são o território natural da Road Glide, com conforto e segurança
 ??  ?? Acima: roda dianteira de 21” ajuda ao enfrentar buracos em estradas e ruas. À esq., alto-falantes impermeáve­is nos alforjes laterais, de alta qualidade
Acima: roda dianteira de 21” ajuda ao enfrentar buracos em estradas e ruas. À esq., alto-falantes impermeáve­is nos alforjes laterais, de alta qualidade
 ??  ?? Malas se travam por controle remoto e têm bom espaço
Malas se travam por controle remoto e têm bom espaço
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil