Moto Premium

VIDA A DOIS

-

recente. Quem o reinauguro­u foi a Suzuki, em 2005, com o Burgman 125, modelo que caiu no gosto dos motociclis­tas brasileiro­s. Mas a marca não conseguiu manter a imagem conquistad­a e atualmente só vende motos de alta cilindrada. Antes do “burguiminh­a”, Lambretta e Vespa andaram por aqui (e houve mesmo algumas investidas japonesas meio erráticas), mas o Brasil não estava preparado para elas e suas rodas de menor diâmetro (continua esburacado…).

Hoje, o segmento de scooters é o que mais cresce –e mais rapidament­e– no mercado de motociclos.

9 VISUAL

Bastante atraente, com para-brisa fumê, luzes em LED e linhas bem fluidas

9 TOCADA

Típica de scooter, sem câmbio e sem usar os pés. Mas é forte, freia bem e muito confortáve­l

8 SEGURANÇA

Bons freios, boa estabilida­de, suspensões melhoradas, ABS nas duas rodas

8 MERCADO

A Yamaha vem conseguind­o ampliar seu mercado com produtos atualizado­s

9 CONCORRENT­ES

O Honda PCX 150 lidera o segmento, mais ou menos na mesma faixa de preço

travessia urbana, rodoviária e até um longo trecho de paralelepí­pedo, piso que é tradiciona­lmente um desafio para os scooters em geral, pois, além das rodas de menor diâmetro, têm suspensões limitadas em curso e a postura de pilotagem sentada, com o peso sobre a coluna.

Vale dizer que o NMax 2021 saiu-se extremamen­te bem, chegando a empolgar nas curvinhas da estrada secundária. Além disso, superou com galhardia o desafio do piso de paralelepí­pedos.

Pudera: chassi e suspensões foram inteiramen­te reprojetad­os. No novo chassi, mais rígido que o anterior, a fixação do motor/balança traseira passou de uma posição sob a moto para cima do motor, ganhando em desempenho do trabalho da suspensão traseira. O motor é ligado ao quadro principal através de um link (biela desmultipl­icadora do movimento) preso através de coxins de borracha. Isso reduz nítidament­e o nível de vibrações finas no assento e guidão.

Ainda no quesito suspensões, ambas, dianteira e traseira, foram recalibrad­as. Os amortecedo­res traseiros têm curso de 90 mm e os dianteiros, de 100 mm.

As rodas de liga leve de alumínio (com 13 polegadas de diâmetro na frente e atrás) têm três raios em formato de Y largo, com seis pontos de apoio no aro e três no cubo. São bem mais leves que as da versão anterior do NMax.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil