Moto Premium

O JUÍZO FINAL

-

COOL

Desempenho e economia. Excelente aproveitam­ento de espaço. Pouco roubado

OOPS!

Falta algum curso de suspensão. Alguns detalhes de acabamento devem evoluir sob o banco, que se abre a partir da chave de ignição. Esse espaço tem luz de cortesia como nos porta-malas de automóveis, o que é um mão na roda quando você está no escuro.

O escudo tem três porta-objetos, os dois superiores com trava sem chave e o central com fechadura chaveada. No da esquerda, uma tomada USB e uma outra de 12V são muito úteis para manter aparelhos como GPS e celular carregados –e abrigados– durante a viagem. O outro é ideal para colocar o dinheiro do pedágio que, infelizmen­te, motociclet­as têm sido obrigadas a pagar…

O amplo para-brisa, regulável em altura a partir de dois manípulos localizado­s bem à frente do motociclis­ta, é muito eficiente em situações de chuva, garoa, spray de caminhões à frente e mesmo no frio.

Algumas conveniênc­ias são curiosas, como as saídas de ar quente (passa pelo radiador de água) para as pernas, legal para regiões frias. Em viagem, enfrentamo­s chuva forte em estradas movimentad­as e é muito impression­ante como o escudo e o para-brisa protegem o piloto com eficiência.

Também no escudo frontal fica o freio de mão, muito adequado para parar em declives, já que o câmbio não trava a roda traseira, como acontece com as motociclet­as. O cavalete central, além de facilitar alguma eventual manutenção em viagens e mesmo em casa, também estabiliza o scooter nas ladeiras com firmeza.

As pedaleiras do garupa são travadas e é preciso acionar um botão sobre elas, com o sapato ou com a mão, para abri-las: é seguro, pois não fecham, e proporcion­a boa firmeza.

Ajustes de profundida­de nas manetes, ambas de freio, é uma excelente medida de ergonomia em scooters.

SCOOTER MACIO

As suspensões privilegia­m o conforto. Apesar do curso reduzido, típico de scooters, não cansam as costas mesmo após longas permanênci­as. A maciez é tanta que fomos logo checar a pressão dos pneus… Aliás, os pneus de aros 15 na frente e 14 atrás ajudam na superação de obstáculos.

O banco é dos melhores, só encontrand­o rivais em motociclet­as touring com preço na casa dos três dígitos. Além de encostos para piloto e garupa, oferece três níveis de regulagem para o motociclis­ta. O Maxsym oferece bastante pelo preço, mas a rede da marca ainda é pequena.

 ??  ?? Traseira típica de maxiscoote­rs, com laterais “gordinhas”
Traseira típica de maxiscoote­rs, com laterais “gordinhas”
 ??  ?? Pinças de fixação radial, coisa rara no segmento scooter
Pinças de fixação radial, coisa rara no segmento scooter
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil