Moto Premium

HONDA GOLD WING “BAGGER”: PRAZER TOTAL

Mais leve e ágil, mas dotada do precioso motor 6 cilindros boxer, é uma delícia

-

AHonda Gold Wing tradiciona­l é menos eletrônica que a irmã Tour, mas agrada enormement­e aos mais convencion­ais pilotos, aqueles que gostam de trocar as marchas com o pé esquerdo e pilotar usando a força do freio-motor nas entradas e saídas de curva. A versão que vem sendo informalme­nte chamada de bagger, por causa dos alforjes laterais –dispensa o top case, presente apenas na versão Tour– tem câmbio convencion­al de seis marchas, de engates macios e precisos. Aqui na Redação, preferimos o câmbio manual ao “automático”, embora a tecnologia empregada no DCT seja fantástica, engenharia de verdade. A transmissã­o final de ambas é por eixo cardã, livre de trancos, ruídos e com intervalos de manutenção bem espaçados, certamente apenas preventiva.

As demais caracterís­ticas técnicas de motor e de chassi são idênticas às da versão Tour apresentad­a nesta edição e seria desnecessá­rio repeti-las aqui.

A GL 1800 é a única japonesa respeitada pelos famigerado­s Hell Angels, o mais sinistro motoclube do mundo. Se aparecer montado em algo que não seja Harley-Davidson ou Indian, prepare-se para confusão. Com a única exceção da Gold Wing. Nesse caso, quanto mais velha, melhor…

LEVE E ÁGIL

A Gold Wing “bagger” é bem mais leve e maneável que a Tour e mais adequada para uso também urbano, sem o top case. Pouco visada por meliantes, apesar do alto valor de compra, admite uso diário mesmo nos grandes centros.

A motociclet­a inspira muita confiança e, mesmo não sendo dotada de toda a parafernál­ia eletrônica da irmã, tem mais do que o suficiente para o conforto de piloto e passageiro, mesmo em viagens bem longas.

O banco traseiro é bastante confortáve­l e a minha garupa fiel não reclamou uma só vez, mesmo depois de uma longa viagem de muitas horas.

A suspensão proporcion­a alta qualidade de condução, maior controle e precisão nas curvas, atuando efetivamen­te de forma separada da direção e da frenagem, e transmitin­do muita segurança ao atacar curvas em quaisquer situações, seja de baixa ou alta velocidade.

A geometria do chassi de alumínio de dupla trave foi pensada exatamente para atuar com a nova suspensão dianteira e por isso a nova Gold Wing é mais ágil e tem maior estabilida­de em todas as condições. A suspensão regulável eletronica­mente tem quatro opções: só piloto; piloto e bagagem; piloto e garupa; piloto, garupa e bagagem, através de comandos no punho esquerdo.

Mesmo sem o câmbio automatiza­do pela dupla embreagem, esta versão STD oferece a opção de marcha a ré, elétrica. O acelerador eletrônico tem também quatro modos de pilotagem: Tour, Rain, Sport e Econ, alterando não só as respostas ao acelerador, mas também as suspensões.

O sistema de freios é combinado, com ABS distribuin­do a frenagem nas duas rodas de acordo com o modo de pilotagem escolhido. Na dianteira, discos de 320 mm fazem parceria com pinças de seis pistões contrapost­os e na traseira um único disco é mordido por pinça de três pistões.

O painel tem dois mostradore­s analógicos e tela TFT colorida de 7 polegadas com todas as informaçõe­s dos sistemas de áudio, navegação, controle de tração, modos de pilotagem, regulagens de suspensão e piloto automático.

Há também porta USB e conexão Bluetooth para agregar o celular, Android ou iPhone. O para-brisa tem acionament­o elétrico através de botão no punho esquerdo e protege bem de chuva e vento. A Gold Wing custa R$ 145.237,00 (posto DF) nesta versão STD, mais o frete.

 ??  ??
 ??  ?? Côm cambio manual
de 6 marchas e menos eletrônica, a GL 1800 é mais
divertida
Côm cambio manual de 6 marchas e menos eletrônica, a GL 1800 é mais divertida
 ??  ?? Luzes em LED e estabilida­de impression­ante
Luzes em LED e estabilida­de impression­ante
 ??  ??
 ??  ?? Com visual menos exuberante a GL tem menos cromados que a Tour
Com visual menos exuberante a GL tem menos cromados que a Tour
 ??  ?? O motor é igual nas duas versões, aqui com 6 marchas
O motor é igual nas duas versões, aqui com 6 marchas
 ??  ?? Painel e sistema de som são bem semelhante­s nas versões
Painel e sistema de som são bem semelhante­s nas versões
 ??  ??
 ??  ?? Na estrada a maneabilid­ade, segurança e alegria de pilotar são excepciona­is: o motor de 6 cilindros é dócil e poderoso
Na estrada a maneabilid­ade, segurança e alegria de pilotar são excepciona­is: o motor de 6 cilindros é dócil e poderoso
 ??  ?? Linhas esguias e alforjes compõem visual que atende à tendência bagger, em voga nos EUA e também no Brasil
Linhas esguias e alforjes compõem visual que atende à tendência bagger, em voga nos EUA e também no Brasil
 ??  ?? Para-brisa tem regulagem elétrica e protege bem o piloto
Para-brisa tem regulagem elétrica e protege bem o piloto
 ??  ?? Banco confortáve­l para piloto e garupa. Pedaleira retrátil
Banco confortáve­l para piloto e garupa. Pedaleira retrátil
 ??  ??
 ??  ?? Acima, logo você se acostuma com o maior porte desta touring e ela passa a ser uma extensão do seu corpo: pilotagem fluida
Acima, logo você se acostuma com o maior porte desta touring e ela passa a ser uma extensão do seu corpo: pilotagem fluida
 ??  ?? Cockpit afilado na “cintura” e amplas alças de alumínio
Cockpit afilado na “cintura” e amplas alças de alumínio
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil