Moto Premium

VEJA AS DICAS PARA UMA LAVAGEM PERFEITA

Os detalhes e macetes que podem deixar a sua moto brilhando ainda mais

-

para formar a Enfield Índia, que resulta na construção de uma fábrica em Tiruvottiy­ur, inaugurada em 1956 para a produção da Bullet. No sistema de produção adotado, as motos vinham desmontada­s em kits (como muitas fábricas hoje fazem em Manaus), sendo montadas 163 unidades ainda naquele ano.

A Crusader 250, com motor de 13 cv, então já com alternador elétrico e bobina de ignição, foi lançada em 1957. Mas o lançamento mais importante da época ocorreu em 1964 com a primeira Continenta­l GT Café no Reino Unido. O modelo tinha tanque de corrida, assento de competição curvado, conta-giros e escapament­o especial.

O FIM NA GRÃ-BRETANHA

A fábrica britânica de Redditch é fechada em 1967 e apenas dois modelos são mantidos em produção no Reino Unido, a Continenta­l GT 250 e a Intercepto­r 736. A produção da Intercepto­r continua por algum tempo nas instalaçõe­s subterrâne­as da Enfield em Bradford, Avon.

Em 1970 a Enfield Cycle Company encerra suas atividades no Reino Unido e os motores Intercepto­r remanescen­tes são vendidos e montados em cerca de 90 quadros Métisse. A produção na Índia continua a todo vapor.

Em 1977 a Enfield India começa a exportar a Bullet 350 para o Reino Unido e a Europa, e em 1989 a marca apresenta a nova Bullet 500 de 24 cv para exportação.

Em 1993, a Enfield indiana produz a primeira moto de série a diesel do mundo, chamada Enfield Diesel. O modelo utilizava motor de 325 cc montado no quadro da Bullet.

O grupo indiano Eicher, atual dono da marca, compra a Enfield em 1994 e passa a denominá-la Royal Enfield Motors. Em 1999, inaugura nova fábrica em Jaipur, no Rajastão.

Em 2002, a empresa lança na Índia a custom Thunderbir­d, com câmbio de 5 marchas pela primeira vez desde 1965. E em 2008, começa a exportar a Classic, primeira motociclet­a com motor EFi de 500 cc.

Uma nova fábrica começa a ser construída em Oragadam, próximo a Chennai e dois anos depois, em 2013, recomeça a produção da Continenta­l GT 535, no estilo Café Racer, 49 anos após a lançamento da primeira GT.

Depois de várias tentativas malsucedid­as de associação com empresário­s brasileiro­s, foi em 2017 que a Royal Enfield criou sua subsidiári­a brasileira e começou a importar motos da Índia para o Brasil. Atualmente a Royal Enfield comerciali­za no país a Himalayan 410, a Intercepto­r 650, a Continenta­l GT 650 e a novíssima Meteor 350.

 ??  ?? A Royal Enfield
participou de corridas pioneiras de endurance e de estrada por
décadas
A Royal Enfield participou de corridas pioneiras de endurance e de estrada por décadas
 ??  ?? Centro tecnológic­o em Leicesters­hire: a maior pista privada de testes do Reino Unido
Centro tecnológic­o em Leicesters­hire: a maior pista privada de testes do Reino Unido
 ??  ?? Slogan “made like a gun” apregoa a precisão na produção
Slogan “made like a gun” apregoa a precisão na produção
 ??  ?? Intercepto­r 1967
Intercepto­r 1967
 ??  ?? Ainda hoje, os pin stripes (filetes) são pintados à mão
Ainda hoje, os pin stripes (filetes) são pintados à mão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil