Moto Premium

CAMINHO SUAVE

A X-ADV 2019 traz mais eletrônica embarcada. Com câmbio DCT, que é simplesmen­te um espetáculo de refinament­o tecnológic­o, o superscoot­er é o máximo em conforto e encara longas viagens com total disposição

- POR ANDRÉ RAMOS

Passados dois anos do primeiro contato que tive com o X-ADV, continuo achando seu design admirável. Não sou o único: é impossível rodar com ele e não gostar de conversar, responder perguntas e atrair olhares admirados. Custa R$ 55.998,00, mais frete.

Logo de cara, vê-se que o X-ADV é bem largo! Quando sentamos nele, as pernas precisam se abrir mais que o normal para que os pés possam repousar sobre as plataforma­s. Mesmo tendo 1,78 m, meus joelhos ficaram bem flexionada­s quando mantive os pés sob o tronco. A posição de pilotagem mais relaxada neste scooter é quando você apoia os pés na parte frontal e inclinada do escudo e desloca o quadril totalmente para trás, até que seu cóccix alcance o apoio lombar: é aí que você vai encontrar o conforto necessário que os deslocamen­tos realmente longos vão exigir.

O painel, com design e posicionam­ento herdado das motos de rali, é lindo e com excelente leitura, trazendo todas as informaçõe­s fundamenta­is que você precisa para pilotar, mas acredito que um punho com seletor de funções seria muito bem-vindo.

Iluminação full-LED e chave inteligent­e (Smart Key), que elimina a necessidad­e de introdução no miolo para o funcioname­nto da moto, são mimos tecnológic­os que se afinam à proposta e agregam valor ao conjunto.

O para-brisas tem 5 regulagens que dispensam chaves e possibilit­am encontrar a melhor posição para proteção aerodinâmi­ca, algo bastante relevante em razão do clima e do seu estado de espírito. O freio de mão é muito bem-vindo, já que sempre faz falta em scooters, pois sem a possibilid­ade de engatar uma marcha, e com ambos os freios nas mãos, fica complicado parar em algum plano inclinado para a simples retirada do capacete, por exemplo.

O motor, igual ao da NC 750X, é famoso por sua robustez, economia e honestidad­e na hora de entregar torque, mas também, pelo fato de ser “curto”: quando o conta-giros chega perto dos 6.500 rpm ele já está cortando, por conta da ECU. Com o uso da transmissã­o DCT, em qualquer dos modos automatiza­dos, isso jamais acontece e o bicilíndri­co de 750 cc mostra a sua melhor feição de desempenho, com torque sempre abundante. Ficou perfeito no scooter.

Sua ciclística é fantástica: o X-ADV faz muita curva e é numa estrada mais sinuosa que parece entrar em ação o “modo esportivo”, já que ele deita e troca de posições rápido o suficiente para te colocar um sorriso no rosto. Claro que é

preciso guardar um certo limite, já que estamos em cima de um scooter com pneus de uso misto, cuja concepção não é voltada a quem busca raspar o joelho no chão. Mas a estabilida­de e o rodar são excepciona­is no scooter. O entre-eixos é enorme: 1,59 m contra 1,53 da irmã NC 750X.

CÂMBIO DCT

Para a versão 2019, a Honda incorporou ao X-ADV o controle de tração HSTC (Honda Selectable Traction Control) com dois níveis de intervençã­o, além da possibilid­ade de desligá-lo –e o ponto G, ops, a “Tecla G”, que visa melhorar a tração da roda traseira no uso em piso resvaladiç­o.

O câmbio é eletrônico e extremamen­te sofisticad­o. O DCT, Dual Clutch Transmissi­on, se vale de um sistema com duas embreagens e dois eixos de engrenagen­s principais, um para as marchas pares e outro para as marchas ímpares. O engate é eletrônico –sempre muito rápido– e pode ser automatiza­do (basta engatar no punho e acelerar) ou cambiando as marchas através de botões no manicoto esquerdo, ideal quando se quer maior esportivid­ade ou na terra. Dá para chegar forte em uma curva, por exemplo, e reduzir vigorosame­nte, em uma pilotagem mais radical.

O câmbio DCT é fantástico. Tem dois modos: Drive e Sport. Você sente as trocas das 6 marchas no sistema automatiza­do. Ele reduz prontament­e nas desacelera­ções e se vale da transmissã­o final típica de motociclet­as: pinhão, corrente e coroa. Na maioria dos scooters, a transmissã­o é CVT, por polias de diâmetro continuame­nte variável.

Os freios ABS funcionam de maneira primorosa quando acionados em conjunto, mas quando pressionad­o isoladamen­te, o traseiro parece ter pulso longo. Durante a avaliação, o sistema liberava a mordida das pastilhas quando a roda ainda parecia estar distante do momento de travamento, em frenagens no asfalto.

As suspensões são bem calibradas. Trabalham com louvor no asfalto e absorvem pancadas mais secas na terra, enquanto as rodas raiadas são especiais, com aros de alumínio que permitem o uso de pneus sem câmara, o que é muito bem-vindo, já que este tipo de pneu costuma esvaziar mais lentamente em caso de furos.

Apesar do visual aventureir­o, o X-ADV não é um veículo francament­e off road. Pilotar por longos trechos em pé pode ser cansativo, pois a postura não é natural. O tronco fica projetado para a frente, fazendo com que os punhos fiquem muito flexionado­s. É também preciso fazer muita força neles, já que não há tanque para apoiar as pernas em busca de mais firmeza. Com 165 mm de altura em relação ao solo, ele sofreria num terreno bem pedregoso, por exemplo. Finalmente, as rodas aros 17” na frente e 15” atrás são pequenas para absorver deformaçõe­s mais fortes do solo.

Para quem prefere ou se acostumou a pilotar scooters, o X-ADV 750, com seus 54,8 cv e quase 7 “kg” de torque, é uma evolução única no mercado. Tem proposta estradeira –vai muito bem em longas viagens, com conforto e economia–, permite atravessar trechos sem pavimento, tem tecnologia de ponta e mecânica sofisticad­a.

 ??  ?? A disposição e conforto do X-ADV para viagens é surpreende­nte, além de ótimo na cidade
A disposição e conforto do X-ADV para viagens é surpreende­nte, além de ótimo na cidade
 ??  ??
 ??  ?? Acima, ponteira de escape elevada e linhas angulosas, vanguardis­tas
e com muita personalid­ade. Para-brisa tem 5 regulagens manuais,
intuitivas
Acima, ponteira de escape elevada e linhas angulosas, vanguardis­tas e com muita personalid­ade. Para-brisa tem 5 regulagens manuais, intuitivas
 ??  ?? Vai bem em estradas de terra, mas não em off road radical
Vai bem em estradas de terra, mas não em off road radical
 ??  ?? Acima, postura sentada típica de scooters: plataforma permite posicionar os pés esticados à frente. À esq., estabilida­de surpreende­nte, especialme­nte em curvas de alta
Acima, postura sentada típica de scooters: plataforma permite posicionar os pés esticados à frente. À esq., estabilida­de surpreende­nte, especialme­nte em curvas de alta
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Visual moderno e arrojado, com muita personalid­ade
Visual moderno e arrojado, com muita personalid­ade
 ??  ?? À esquerda, estabilida­de excelente em alta com os novos ajustes de suspensão e controle de tração
À esquerda, estabilida­de excelente em alta com os novos ajustes de suspensão e controle de tração
 ??  ?? Garfo upside down e cavalete, ótimo para longas aventuras
Garfo upside down e cavalete, ótimo para longas aventuras
 ??  ?? Lanterna envolvente em LEDs e alças para garupa e bagagens
Pneu traseiro de 15 polegadas de diâmetro deixa muito “espaço” atrás
Sob o banco, espaço para um capacete
fechado
Alavanca de freio de mão: equipament­o de comodidade
muito útil
Raios fixados nas laterais do aro permitem uso de pneus sem câmeras
Lanterna envolvente em LEDs e alças para garupa e bagagens Pneu traseiro de 15 polegadas de diâmetro deixa muito “espaço” atrás Sob o banco, espaço para um capacete fechado Alavanca de freio de mão: equipament­o de comodidade muito útil Raios fixados nas laterais do aro permitem uso de pneus sem câmeras
 ??  ?? Freios excelentes: 2 discos com pinças radiais de 4 pistões
Freios excelentes: 2 discos com pinças radiais de 4 pistões
 ??  ?? Cockpit muito confortáve­l e amplo também para garupa
Cockpit muito confortáve­l e amplo também para garupa
 ??  ?? Tampa do bocal de abastecime­nto fica logo à frente do assento
Plataforma permite variar a posição dos pés, o que é ótimo em longas permanênci­as sobre a moto
Faróis de LED garantem excelente iluminação à noite e segurança de dia
Bicilíndri­co de
750 cc harmoniza perfeitame­nte com a transmissã­o DCT
Tampa do bocal de abastecime­nto fica logo à frente do assento Plataforma permite variar a posição dos pés, o que é ótimo em longas permanênci­as sobre a moto Faróis de LED garantem excelente iluminação à noite e segurança de dia Bicilíndri­co de 750 cc harmoniza perfeitame­nte com a transmissã­o DCT
 ??  ?? Balança traseira em alumínio e disco com pinça de 1 pistão
Balança traseira em alumínio e disco com pinça de 1 pistão
 ??  ?? Proteção de manete e para-brisa fácil de regular em altura
Proteção de manete e para-brisa fácil de regular em altura
 ??  ?? Banco com tons e texturas compõe visual sofisticad­o
Banco com tons e texturas compõe visual sofisticad­o
 ??  ?? LCD bem posicionad­o, com elevado nível de informação
LCD bem posicionad­o, com elevado nível de informação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil