Volkswa­gen Up

Tec­no­lo­gia e efi­ci­ên­cia se so­bre­põem ao de­sign

Motorshow - - Hatch Urbano - João Anacleto

Cam­peão em 2017 com a ver­são TSI, o com­pac­to da Volkswa­gen é qua­se uma una­ni­mi­da­de quan­do vo­cê com­pa­ra su­as ca­pa­ci­da­des téc­ni­cas com seus con­cor­ren­tes, co­mo Chery QQ, Fi­at Mo­bi ou Re­nault Kwid. Nes­te elen­co de vir­tu­des es­tão o bom mo­tor tri­ci­lín­dri­co que de­sen­vol­ve 82 cv quan­do as­pi­ra­do e 105 cv tur­bi­na­do. Em am­bos os ca­sos as po­tên­ci­as são mais do que suficientes pa­ra ele. O tor­que é ou­tra dá­di­va, es­pe­ci­al­men­te quan­do equi­pa­do com a ver­são so­bre­a­li­men­ta­da que ofe­re­ce 16,8 kgfm a ape­nas 1.500 rpm, com­por­ta­men­to aci­ma do ide­al pa­ra a ci­da­de. Seus nú­me­ros de con­su­mo tra­zem o to­que ra­ci­o­nal que to­do car­ro ur­ba­no de­ve ter. Se­gun­do o In­me­tro, o VW Up Mo­ve 1.0 TSI ro­da 14,2 km/l na ci­da­de e che­ga a 16,3 km/l na es­tra­da.

Do­no de de­se­nho sim­ples e atem­po­ral, seu estilo não é dos mais co­me­mo­ra­dos, con­tu­do ele de­vol­ve a pri­mei­ra im­pres­são com tec­no­lo­gia de car­ros mais ca­ros. As­sim co­mo é o úni­co a ofe­re­cer um mo­tor tur­bo, tam­bém es­tá so­zi­nho no to­po do seg­men­to quan­do o as­sun­to é se­gu­ran­ça. É o úni­co hat­ch ur­ba­no a re­ce­ber cin­co es­tre­las nos tes­tes do La­tin NCAP e um dos pou­cos a ofe­re­cer di­re­ção elé­tri­ca, ar-con­di­ci­o­na­do, re­gu­la­gem de al­tu­ra dos ban­cos e do vo­lan­te, além do sen­sor de es­ta­ci­o­na­men­to tra­sei­ro em um pa­co­te de sé­rie. O por­ta-ma­las de 285 li­tros se so­bre­põe aos 235 li­tros dis­po­ní­veis no Mo­bi e é qua­se um la­ti­fún­dio com­pa­ra­do ao do QQ, que ofe­re­ce ape­nas 160 li­tros de ca­pa­ci­da­de.

O Volkswa­gen Up tam­bém traz con­si­go um viés econô­mi­co que vai além do con­su­mo e do seu pre­ço ini­ci­al pou­co con­vi­da­ti­vo. Eis um dos car­ros que me­nos des­va­lo­ri­za no Bra­sil. Se­gun­do da­dos da Fi­pe, no pri­mei­ro ano de uso, o com­pra­dor per­de em tor­no de 8% do va­lor pa­go quan­do ze­ro km, um dos mais bai­xos do mer­ca­do. As re­vi­sões até os 60.000 km sa­em por R$ 2.778 e es­tão en­tre as mais ba­ra­tas en­tre os hat­ches ur­ba­nos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.