Volkswa­gen Jet­ta

To­do no­vo e em con­for­mi­da­de com o mun­do

Motorshow - - Sedã Médio - João Anacleto

Se­guin­do os pas­sos vi­to­ri­o­sos do Toyo­ta Co­rol­la, a Volkswa­gen sa­be que pa­ra um se­dã ter su­ces­so de­ve es­tar em com­pas­so de igual­da­de com o que é ven­di­do mun­do afo­ra. E mais uma vez acer­tou ao ofe­re­cer por aqui o mes­mo car­ro que ame­ri­ca­nos, me­xi­ca­nos e chi­ne­ses des­fru­tam. Nes­sa ge­ra­ção, a ter­cei­ra ofe­re­ci­da no Bra­sil, ele fi­cou mais lar­go e cres­ceu sua dis­tân­cia en­tre-ei­xos pa­ra dar mais con­for­to pa­ra quem di­ri­ge e tam­bém pa­ra os pas­sa­gei­ros. Com 4,70 m de com­pri­men­to, ele es­tá ago­ra 8 cm mais lon­go que o ri­val ja­po­nês. Seu en­tre-ei­xos che­gou a 2,69 m e es­tá num, di­ga­mos, em­pa­te téc­ni­co com o Co­rol­la, que tem 2,70 m.

Se as com­pa­ra­ções fí­si­cas fa­zem com que os car­ros con­vir­jam pa­ra o mes­mo com­pra­dor, o mes­mo não se po­de di­zer da tec­no­lo­gia em­bar­ca­da. O Jet­ta che­ga a 2019 com a pla­ta­for­ma MQB, uma das me­lho­res ba­ses exis­ten­tes pa­ra car­ros mé­di­os, e um mo­tor 1.4 tur­bo, o 250 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm de tor­que a 1.500 rpm, uma usi­na que con­se­gue en­tre­gar o de­sem­pe­nho e a efi­ci­ên­cia em me­di­das pa­re­lhas. No Co­rol­la o 2.0 as­pi­ra­do en­tre­ga 153 cv, mas de­ve em tor­que: são ape­nas 20,5 kgfm a lon­gas 4.800 rpm.

Não bas­tas­se o es­pa­ço in­ter­no su­pe­ri­or, o Jet­ta tam­bém ca­pri­cha no es­pa­ço pa­ra ba­ga­gens, com 510 li­tros, me­di­da 40 li­tros su­pe­ri­or à do Co­rol­la e 60 li­tros mai­or que a do Ci­troën C4 Loun­ge, ou­tro car­ro re­no­va­do pa­ra 2019. Por den­tro, o VW con­ta tam­bém com pai­nel in­tei­ra­men­te di­gi­tal na ver­são R-Li­ne, a mais ca­ra, além da pos­si­bi­li­da­de ex­clu­si­va de in­ser­ção de um te­to pa­no­râ­mi­co co­mo op­ci­o­nal des­de a ver­são Com­for­tli­ne, a de en­tra­da. E é a união des­sas pos­si­bi­li­da­des que co­lo­ca o Jet­ta, sem dú­vi­da, uma ge­ra­ção à fren­te dos ri­vais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.