Toyo­ta Prius

No­va ge­ra­ção se man­tém no to­po da efi­ci­ên­cia

Motorshow - - Híbrido - João Anacleto

Aos pou­cos a efi­ci­ên­cia e a sus­ten­ta­bi­li­da­de sa­em das pa­la­vras e co­me­çam a to­mar as ga­ra­gens do mo­to­ris­ta bra­si­lei­ro. Quan­do de­sem­bar­cou por aqui, ain­da em ja­nei­ro de 2013, o Prius foi ins­tan­ta­ne­a­men­te re­jei­ta­do. Seu estilo con­tro­ver­so e a for­te re­sis­tên­cia do con­su­mi­dor em crer que al­go elé­tri­co pu­des­se ser me­lhor que a boa e velha com­bus­tão o fa­da­ram a ven­der só 324 uni­da­des em 12 me­ses. Po­rém, em 2018, só até ou­tu­bro, ha­via em­pla­ca­do 2.156 uni­da­des e se tor­na­do o hí­bri­do mais ven­di­do do Bra­sil. E is­so é mui­ta coi­sa.

Só no ano pas­sa­do, oi­to no­vos mo­de­los che­ga­ram mis­tu­ran­do com­bus­tão e ele­tri­ci­da­de nas con­ces­si­o­ná­ri­as, con­tu­do ne­nhum de­les é tão mar­can­te qu­an­to o Prius. Es­pe­ci­al­men­te nes­sa qu­ar­ta ge­ra­ção, que re­al­çou seu estilo con­tro­ver­so com to­ques fu­tu­ris­tas e ain­da trou­xe ao mun­do a pla­ta­for­ma TNGA que de­ve­rá es­tre­ar no se­dã Co­rol­la a par­tir de 2020. Ele tam­bém man­te­ve a pra­ti­ci­da­de com ex­ce­len­te es­pa­ço in­ter­no, por­ta-ma­las de

412 li­tros e con­ti­nua man­ten­do bol­sos mais chei­os com mé­di­as de con­su­mo de ga­so­li­na aci­ma dos 20 km/l na ci­da­de.

Ele tam­bém am­pli­fi­cou a sen­sa­ção tec­no­ló­gi­ca que se tem a bor­do. Os no­vos mo­ni­to­res co­lo­ri­dos des­sa ge­ra­ção e os inú­me­ros de­mons­tra­ti­vos so­bre co­mo eco­no­mi­zar, e on­de uti­li­zar a for­ça, ou par­cimô­nia, do mo­tor a com­bus­tão jun­to com o pro­pul­sor elé­tri­co, aju­dam nes­ta mis­são. E do al­to do pó­dio ele já man­da um re­ca­do pa­ra 2020: vai bus­car mais um tí­tu­lo. Es­te ano a Toyo­ta de­ve lan­çar a ver­são flex do mo­tor 1.8 At­kin­son uni­do ao mo­tor elé­tri­co. A po­tên­cia de­ve su­bir de 123 cv pa­ra 132 cv e vo­cê te­rá no eta­nol mais um mo­ti­vo pa­ra com­prar o hí­bri­do mais ven­di­do do pla­ne­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.