O me­lhor car­ro em ca­da ca­te­go­ria

Analisamos os lan­ça­men­tos das úl­ti­mas du­as tem­po­ra­das pa­ra ele­ger quem me­re­ce es­te se­lo

Motorshow - - Sumário - POR SER­GIO QUINTANILHA TEX­TOS FER­NAN­DO MIRAGAYA JOÃO ANACLETO E CO­LA­BO­RA­RAM FLAVIO SIL­VEI­RA, EVANDRO ENOSHITA ALE­XAN­DRE GASPARINI E

Apar­tir de ago­ra, to­da vez que vo­cê vir es­te se­lo fa­zen­do re­fe­rên­cia a um car­ro, sai­ba que ele é chan­ce­la­do pe­la re­vis­ta MO­TOR SHOW co­mo a Com­pra do Ano na ca­te­go­ria. Em sua edi­ção 2019, con­cor­re­ram so­men­te os car­ros que ti­ve­ram lan­ça­men­to, no­va ge­ra­ção, fa­ce­lift, mo­di­fi­ca­ções em mo­to­res ou no­vas ver­sões. Não hou­ve li­mi­te de pre­ço. O pe­río­do con­si­de­ra­do foi ja­nei­ro de 2017 a ou­tu­bro de 2018. Pa­ra con­cor­rer à Com­pra do Ano e usar o se­lo em pe­ças pro­mo­ci­o­nais du­ran­te to­da a tem­po­ra­da de 2019, os car­ros ti­ve­ram que ser ava­li­a­dos pe­la equi­pe da re­vis­ta.

As ca­te­go­ri­as fo­ram es­co­lhi­das por sua re­le­vân­cia no mer­ca­do e tam­bém por seu sen­ti­do his­tó­ri­co (ca­so das pe­ru­as) ou por inau­gu­rar no­vos ni­chos (ca­sos dos hí­bri­dos e elé­tri­cos). O ob­je­ti­vo de MO­TOR SHOW é tri­plo: 1) ofe­re­cer aos con­su­mi­do­res uma se­le­ção de to­dos os ti­pos de car­ros exis­ten­tes no mer­ca­do; 2) pre­mi­ar as mar­cas que não aban­do­nam mer­ca­dos de bons car­ros de­vi­do às bai­xas ven­das (ca­sos dos hat­ches mé­di­os, das sta­ti­on wa­gons e dos mo­no­vo­lu­mes); 3) in­cen­ti­var a apos­ta em no­vas tec­no­lo­gi­as (ca­so dos ele­tri­fi­ca­dos).

Os no­mes das ca­te­go­ri­as tam­bém fo­ram es­co­lhi­dos de for­ma que as mar­cas ven­ce­do­ras pos­sam va­lo­ri­zar os cam­peões. Por is­so, os ven­ce­do­res da Com­pra do Ano 2019 apa­re­cem na se­guin­te or­dem: Hat­ch Ur­ba­no, Hat­ch Com­pac­to, Hat­ch Mé­dio, Hat­ch Pre­mium, Se­dã Com­pac­to, Se­dã Mé­dio, Se­dã Pre­mium, Se­dã de Lu­xo, Sta­ti­on Wa­gon, Mo­no­vo­lu­me, Hí­bri­do, Elé­tri­co, Es­por­ti­vo, Cu­pê, Con­ver­sí­vel, SUV Com­pac­to, SUV Mé­dio, SUV Pre­mium, SUV de Lu­xo, Pi­ca­pe Com­pac­ta e Pi­ca­pe Mé­dia. Nes­sa úl­ti­ma fo­ram con­si­de­ra­das ape­nas as ver­sões Ca­bi­ne Du­pla com car­ro­ce­ria so­bre chas­si. Nas com­pac­tas, fo­ram con­si­de­ra­dos os mo­de­los mo­no­blo­co e/ou de­ri­va­dos de car­ros com­pac­tos. En­tre os es­por­ti­vos só con­cor­re­ram car­ros a par­tir de 300 ca­va­los. Es­te é o quin­to ano que a MO­TOR SHOW re­a­li­za a Com­pra do Ano. Pe­los cri­té­ri­os des­ta edi­ção, 140 mo­de­los con­cor­re­ram ao prê­mio. Du­as ca­te­go­ri­as ti­ve­ram ape­nas um con­cor­ren­te: Hat­ch Mé­dio e Elé­tri­co. A ca­te­go­ria com mais can­di­da­tos foi a SUV Pre­mium (17 car­ros). Em se­gui­da, as mais con­cor­ri­das fo­ram: SUV Com­pac­to (15 lan­ça­men­tos), Es­por­ti­vo (13), Hat­ch Com­pac­to (12), Se­dã Com­pac­to (10) e SUV Mé­dio (tam­bém com 10). Em re­la­ção aos anos an­te­ri­o­res, a Com­pra do Ano 2019 tem a van­ta­gem de ana­li­sar so­men­te as no­vi­da­des. Des­sa for­ma, MO­TOR SHOW va­lo­ri­za a ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca a ca­da ano. Va­le acres­cen­tar ain­da que os mo­de­los fo­ram ana­li­sa­dos em to­da a sua ga­ma, des­de as ver­sões de en­tra­da até as to­po de li­nha. Nas pró­xi­mas 21 pá­gi­nas, da­mos des­ta­que aos cam­peões da Com­pra do Ano, com os pre­ços de ca­da ver­são e nos­sa ar­gu­men­ta­ção pa­ra jus­ti­fi­car ca­da es­co­lha. Co­nhe­ça os cam­peões!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.