Motorshow

PRISMA CRESCE E GANHA MOTOR TURBO

A segunda geração do sedã da Chevrolet foi apresentad­a na China e chega ao nosso mercado até o fim do ano. Fomos conferir um protótipo no Campo de Provas do fabricante

-

AChevrolet lançou na China a nova geração do Prisma após mostrá-lo no Brasil uma semana antes, ainda disfarçado, em seu Campo de Provas. O modelo chega a nosso mercado este ano e faz parte da nova família de compactos globais desenvolvi­do com a chinesa SAIC. Seu nome é um mistério: essa segunda geração do sedã poderá ser batizada aqui Onix Sedan, como será chamado na China.

A princípio, ele não substitui nenhum modelo: vem para completar a gama ao lado do Prisma atual (que pode virar Prisma Joy) e do Cobalt. Apesar de o protótipo ter forte camuflagem, foi possível observar que as linhas são semelhante­s às do modelo chinês, tanto no exterior quanto no interior. A nova plataforma garantiu medidas próximas às do rival VW Virtus, que tem 4,482 m de compriment­o e 2,651 m de entre-eixos.

Sob o capô, a maior novidade: um inédito motor tricilíndr­ico turbo. A marca não divulgou dados técnicos, mas provavelme­nte será o 1.0 com injeção direta e 115 a 125 cv de potência – o mesmo da nova geração do SUV Tracker, revelada recentemen­te também na China (veja na página anterior). As rodas de 16” exibiam um desenho semelhante ao da versão “esportivad­a”

Redline, apresentad­a no mês passado (foto ao lado, sem camuflagem). As suspensões dianteiras são independen­tes MacPherson e as traseiras têm eixo de torção, enquanto os freios frontais usam disco ventilados e o sistema a tambor é adotado no eixo traseiro.

A cabine do modelo chinês já havia sido mostrada por lá, mas não conseguimo­s comparar os detalhes com os do modelo nacional, pois o protótipo estava com portas travadas, vidros escurecido­s e mantas de proteção no painel. O volante é igual ao do carro chinês – a maior mudança deve aparecer nos materiais e acabamento­s, para atender ao gosto dos brasileiro­s.

Entre os equipament­os, o exemplar mostrado aqui tinha câmera de ré, sensores de estacionam­ento e chave presencial. O desenvolvi­mento do modelo envolve 1.800 engenheiro­s em 14 países, incluindo o time brasileiro (o sedã será produzido na fábrica de Gravataí, RS). Depois da estréia do “Novo Prisma”, será a vez do hatch Onix, modelo mais vendido do Brasil, debutar sua nova geração, já no ano que vem. No alto, o protótipo exibido no Brasil ainda disfarçado, que não deve mudar muito em relação ao Onix Sedan apresentad­o na China uma semana depois (abaixo). Do interior, só pudemos ver que o volante é igual ao do modelo oriental (acima), pois o resto estava coberto

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil