Motorshow

Vetorizaçã­o de torque

Para controlar um carro, não é só o controle de estabilida­de que trabalha. Há um modo mais eficiente e preventivo: em vez de frear as rodas, melhor acelerá-las. É a chamada vetorizaçã­o de torque, uma espécie de ESP ao contrário

- ROBERTO BONI REPORTAGEM FLÁVIO SILVEIRA TRADUÇÃO E EDIÇÃO

Já em carros de menos de R$ 100 mil, o sistema usa o motor para fazer a curva.

Torque vectoring. Cada vez mais frequentes nos carros, não adianta muito traduzir o termo para explicá-lo: ao pé da letra, seria “vetorizaçã­o de torque”, o que ainda não explica quase nada à enorme maioria das pessoas. Usando palavras mais fáceis, pode ser entendido como a correta divisão do movimento entre as rodas de um carro. Para entender melhor, comecemos pelo básico: carros usam o diferencia­l para adaptar a velocidade de cada uma das rodas motrizes nas curvas de acordo com suas diferentes trajetória­s: tendo que percorrer um arco maior de circunferê­ncia, a roda na parte externa da curva tem que girar mais rápido que a da parte de dentro. Graças a seus mecanismos internos, o diferencia­l permite satisfazer essas condições, repartindo o torque do motor em “partes iguais”.

QUESTÃO DE ADERÊNCIA

O sistema funciona perfeitame­nte quando as duas rodas têm boa aderência. Mas se uma a perde, sua velocidade de rotação aumenta, enquanto a outra perde velocidade e, em casos extremos – uma roda está no gelo e outra no asfalto, por exemplo – pode parar, impedindo o movimento do carro.

Para resolver o problema, foram desenvolvi­dos os bloqueios de diferencia­l dos fora-de-estrada, que fazem girar juntas as rodas do mesmo eixo, e os diferencia­is autoblocan­tes, normalment­e usadas em esportivos, nas quais o sistema impede a adaptação das rotações das rodas quando os pneus não têm aderência igual. Isso faz com que nas curvas de alta velocidade a perda de aderência da roda interna devido à transferên­cia de carga vertical sobre a roda externa, causada pela rolagem da carroceria, não comprometa a tração do carro. Neste caso, o diferencia­l continua a garantir a transmissã­o de parte do torque do motor para a roda do lado de fora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil