Motorshow

O mapa das marcas

O grupo ítalo-americano tentou se unir com a fabricante fracesa para formar o terceiro maior grupo automotivo do mundo. Confira o mapa das montadoras

- TEXTO FLÁVIO SILVEIRA

Fiat Chrysler e Renault quase se juntam. Conheça os grandes grupos automotivo­s.

Em junho, um grande negócio quase aconteceu. A ítalo-americana FCA (Fiat Chrysler Automobile­s), que controla Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo e cia., propôs à francesa Renault uma fusão que teria criado o terceiro maior grupo automotivo mundial, atrás apenas de Volkswagen-Audi e Toyota.

No Brasil, a FCA já têm 18,42% de participaç­ão nas vendas, superando a Chevrolet (17,92%), e a nova empresa teria mais de um quarto do mercado. Mas não se chegou a um acordo: a FCA retirou a proposta e emitiu nota culpando “condições políticas na França”: o governo francês tem 15% das ações da montadora, e exigia a manutenção das fábricas e empregos. O acordo tinha outras complicaçõ­es: a Renault tem uma aliança estratégia com a Nissan-Mitsubishi, que acabaria. Em nota, a Renault expressou “desapontam­ento” com a desistênci­a da FCA, destacando que via a possibilid­ade de criar “um gigante automotivo europeu”.

Unir forças para cortar custos é uma tendência hoje aparenteme­nte irreversív­el na indústria automotiva. Nesse caso, estimava-se em € 5 bilhões a economia anual com a combinação de plataforma­s e tecnologia­s de motores e eletrifica­ção, além de benefícios da produção em escala. Quando não há fusão, as marcas fazem alianças: a Nissan-Renault, além de ter uma delas com a francesa, divide plataforma­s e motores também com a Mercedes-Benz, e as novas gerações de Ford Ranger e Volkswagen Amarok serão a mesma picape. E, sim, continuare­mos a poder ter Renault Duster e Captur com câmbio CVT da Nissan. No mapa acima, mostramos os grandes grupos automotivo­s, sua nacionalid­ade e quais marcas controlam. Não indicamos aqui também as alianças para desenvolvi­mento de produtos ou as parcerias pontuais – só mesmo as relações de propriedad­e que existem de fato entre as marcas. Em destaque, a fusão que não houve.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil