Motorshow

UM SUV raiz para encarar aventuras 4x4 de verdade

-

Nessa categoria de SUVs “raiz”, com tração 4x4 e construção sobre chassi com eixo rígido para cruzar trilhas de verdade, talvez ninguém tenha receita melhor que a Mitsubishi com seu clássico sucesso Pajero Sport. Ele voltou ao mercado com este nome depois de 11 anos. Feito sobre a base da L200, encara principalm­ente o Chevrolet Trailblaze­r, baseado na S10 e prestes a mudar, e o Toyota SW4, derivado da Hilux, e também sem mudanças desde 2016.

Este novo Pajero Sport gerou uma disputa árdua na redação este ano, afinal foram lançados outros modelos com propostas 4x4 um tanto distintas da dele – o divertidís­simo e minúsculo jipinho Suzuki Jimny Sierra e o jipão quase imbativel nas trilhas, porém nada prático, Jeep Wrangler.

O primeiro custa quase metade do preço do Pajero Sport, mas tem um motorzinho a gasolina que ainda cansa – e gasta bem – na estrada. Já o Wrangler custa praticamen­te o mesmo e também vem com um sedento 2.0 a gasolina no lugar do V6. São 240 cv e 40,8 kgfm, mas em um carro deste tipo a mecânica e o torque mais bruto do motor a diesel costuma ser mais adequado. E, neste ponto, o Pajero Sport tem um ótimo 2.4 turbodiese­l de 190 cv e 43,9 kgfm.

O Pajero Sport é mesmo um SUV clássico, que mescla novas tecnologia­s e um sistema inteligent­e de tração com ajuda eletrônica aos necessário­s bloqueios do diferencia­l. Outro charme são as suspensões com maciez daquelas para cruzar 1.000 km por dia pelo meio do nada, sem medo de ficar em algum buraco ou atoleiro – e os bancos, muito confortáve­is, ajudam bastante nesta tarefa.

O design ousado, para alguns demais, tem a desvantage­m de quase não trazer para-choque traseiro. Não é suficiente para tirar dele o título de Compra do Ano, porque a combinação de modernidad­e na mecânica e na cabine com a construção e a dinâmica clássicas é irresistív­el para quem curte SUV de verdade. Pau pra toda obra, o Pajero Sport é quase que um manifesto contra os “SUVs de shopping”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil