Motorshow

JAC iEV20 Como anda o carro elétrico mais barato do Brasil? Vale a pena? Como é dirigi-lo?

-

Limpo, compacto e ágil, o JAC iEV20 chega perto de ser um carro urbano perfeito. É o elétrico mais barato do Brasil, mas não significa que seja barato. Vale a pena?

No ano passado, a JAC Motors lançou cinco veículos elétricos. O iEV20 é o mais barato deles, e também o mais barato do Brasil. Limpo, compacto e ágil, chega perto de ser o carro urbano perfeito. Afinal, na cidade, raramente passamos de 60 km/h. O iEV20 atinge essa velocidade em cinco segundos, silenciosa­mente e sem emitir gases na poluída atmosfera de cidades como São Paulo. A autonomia, para uso do carro em uma megalópole, também não é restrição. Muita gente roda horas ao volante para ir e voltar ao trabalho e etc., mas as distâncias são normalment­e curtas. O iEV20 roda de 300 a 400 quilômetro­s com uma carga da bateria, mais que suficiente. Na semana de testes com o compacto, não gastei mais de 5% ao dia. Dá até pra carregar só na tomada comum (em nossos testes carregou mais ou menos 4% a cada hora; há carregador­es rápidos de rua e opção de instalar um ponto desses em casa). Com suspensão altinha e estepe na traseira que dá cara de micro-SUV, o iEV20 encara bem valetas, lombadas, guias e outros obstáculos urbanos. Além disso, ele cabe em qualquer vaga e passa em todos os vãos, com muita agilidade em meio ao caos urbano.

Há opção de três modos de direção. O Eco é o mais indicado no cotidiano. O Sport deixa as respostas mais rápidas e dá um “gás” extra até 80 km/h, o Low aumenta o freio motor e deixa dirigir com um pedal como outros elétricos – aumentando a recuperaçã­o de energia e a autonomia (a última frenagem que deve ser “no disco”). A experiênci­a ao volante, como em todo elétrico, é bem divertida. O iEV20 não foi Compra do Ano porque, adaptação do J2, não nasceu para ser elétrico, e isso aparece. Ele, por exemplo, não tem auxílio em rampas, e, como o motor elétrico demora um pouco a reagir, as partidas em subidas precisam da ajuda do freio de mão. E é mesmo só urbano: ainda que se use o Sport, vai até 80 ou 90 km/h bem, mas acima disso sofre. Não é pra ficar pegando estrada. As suspensões são meio moles para tentar ajudar a sensação de peso (das baterias), mas em buracos mais feios dão umas batidas secas. O multimídia é mais ou menos, e embora o acabamento seja razoável, o painel digital tem design estranho, o ar não é automático e faltam outros equipament­os que se esperaria nesta faixa de preço. Por fim, embora seja o elétrico mais barato, o iEV20 custa R$ 129.990. Pelo mesmo valor, você compra um SUV como o Compass, flex com 140 cv, ou, por R$ 400 a mais, um Toyota Corolla Hybrid – que faz 20 km/l na cidade e roda metade do tempo no modo elétrico. Os dois têm mais espaço e equipament­os, são de marcas tradiciona­is e não têm terem restrições de autonomia. Mas não são elétricos. Na cidade, como carro extra, o iEV20 é mais divertido e faz mais sentido.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? O motor elétrico fica na frente. Apesar de ele manter a tampa do tanque no lugar normal, é na grade que ficam os dois conectores para carregar o hatch compacto (dois padrões)
O motor elétrico fica na frente. Apesar de ele manter a tampa do tanque no lugar normal, é na grade que ficam os dois conectores para carregar o hatch compacto (dois padrões)
 ??  ?? No alto, o estepe na traseira: uma solução por ele não caber no porta-malas, que deu ao compacto um ar de SUV. O painel de instrument­os, acima, é futurista-retrô. Ao lado, o seletor dos modos de condução, e o comando do câmbio automático, que às vezes confunde. Abaixo, o indicador de carga da bateria e do fluxo de energia. Espaço e porta-malas são mesmo de carro urbano
No alto, o estepe na traseira: uma solução por ele não caber no porta-malas, que deu ao compacto um ar de SUV. O painel de instrument­os, acima, é futurista-retrô. Ao lado, o seletor dos modos de condução, e o comando do câmbio automático, que às vezes confunde. Abaixo, o indicador de carga da bateria e do fluxo de energia. Espaço e porta-malas são mesmo de carro urbano
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil