Motorshow

As melhores compras do Brasil

Analisamos os lançamento­s das últimas duas temporadas para eleger quem merece este selo

- TEXTOS FLÁVIO SILVEIRA

Todos os anos, a equipe da MOTOR SHOW se reúne para recapitula­r os lançamento­s mais recentes do mercado automotivo brasileiro e escolher para você, leitor, a melhor opção de compra nas diferentes carroceria­s e categorias. Para esta Compra do Ano 2020, analisamos todos os carros que tiveram lançamento, nova geração, reestiliza­ção ou modificaçõ­es técnicas relevantes no período compreendi­do entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2020.

Para concorrer à Compra do Ano, os carros precisam, obrigatori­amente, ter sido avaliados pela equipe da MOTOR SHOW. Esta é a sexta edição do prêmio, e, como já havíamos feito na Compra do Ano 2019, escolhemos os carros após acalorada discussão entre nossa equipe de especialis­tas, escolhendo a Compra do Ano de acordo com o que busca o consumidor de cada segmento do mercado.

Se nas categorias de entrada priorizamo­s custo-benefício, consumo e outros critérios mais racionais para nossas indicações de compra, nos segmentos mais caros observamos mais aspectos como luxo e potência, e, na hora de escolher um SUV 4x4, claro que não podemos deixar de considerar sua capacidade off-road. É preciso reconhecer que design, dirigibili­dade e outros aspectos subjetivos nunca são eliminados de nossas escolhas. E nem deveriam: ao analisar a compra de um carro, tudo isso entra em jogo.

Como o mercado é dinâmico, este ano tivemos, novamente, algumas mudanças nas categorias. Eliminamos duas e adicionamo­s três, então são 22, uma a mais do que no ano passado. De um lado, eliminamos a categoria Hatch Médio: ela foi totalmente abandonada pelos consumidor­es, e os ótimos Ford Focus e VW Golf deixaram nosso mercado, restando só o Chevrolet Cruze (que é muito melhor como sedã). Felizmente, restam os hatches médios premium, importados (categoria mantida). Ah, e também eliminamos a categoria cupê (a maioria deles se encaixa na de esportivos).

Por outro lado, com a chegada das novas gerações de Honda Accord, Toyota Camry e Hyundai Azera, e novidades no Vokswagen Passat, recriamos a categoria Sedã Grande (embora concorram em preço com modelos alemães premium menores, o consumidor é outro). Consideran­do a grande relevância no mercado, também recriamos a categoria Aventureir­o (hatches, sedãs, monovolume­s etc. com um visual off-road e/ou suspensões reforçadas, porém mais acessíveis que os SUVs compactos). E, ainda, como hoje se chama qualquer carro de SUV, criamos a nova categoria SUV 4x4, espécie de homenagem aos modelos “raiz” (com ótimos lançamento­s neste período analisado).

Assim, as categorias da Compra do Ano 2020 passam a ser: Hatch Urbano, Hatch Compacto, Hatch Premium, Sedã Compacto, Sedã Médio, Sedã Premium, Sedã Grande, Sedã de Luxo, Station Wagon, Monovolume, Híbrido, Elétrico, Esportivo, Conversíve­l, Aventureir­o, SUV Compacto, SUV Médio, SUV Premium, SUV de Luxo, SUV 4x4, Picape Monobloco e Picape Média. Nesta última, são considerad­as só versões com cabine dupla e carroceria sobre chassi (as compactas usam um monobloco, como carros tradiciona­is). Já entre os esportivos, só concorrem carros com 300 cv de potência ou mais.

Todos os modelos foram analisados pelo “conjunto da obra” – consideran­do toda a gama, desde as versões de entrada até as topo de linha. Então, vamos logo aos vencedores. Boa leitura!

 ??  ??
 ??  ?? O prêmio Compra do Ano indica, entre as novidades dos últimos anos, quais as melhores opções do mercado. Ao lado, os vencedores Hyundai HB20, Volvo S60, Toyota Corolla, Porsche 911 e VW T-Cross
O prêmio Compra do Ano indica, entre as novidades dos últimos anos, quais as melhores opções do mercado. Ao lado, os vencedores Hyundai HB20, Volvo S60, Toyota Corolla, Porsche 911 e VW T-Cross

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil