Motorshow

O coreano comprova que tamanho nem sempre é documento

-

Na categoria Hatch Compacto, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix foram os principais candidatos – e a disputa se repete entre as versões sedã das novidades. Até por coerência, nesta categoria Sedã Compacto vence, novamente, o Hyundai. Os motivos, não precisamos repetir os detalhes, são na maioria os mesmos que levaram o hatch à vitória – mesmo que os rivais aqui seja um pouco diferentes.

Em relação ao design, o sedã é um pouco menos “polêmico” que o hatch – as linhas do teto e da tampa traseira combinam melhor com as ousadas lanternas, com um resultado um pouco mais harmônico. Para quem busca algo mais comportado, o segmento ainda tem o ótimo VW Virtus – Compra do Ano 2019 nesta categoria – e algumas outras opções mais comportada­s, o próprio Onix Plus incluído.

A gama HB20S tem a mesma oferta de motores do hatch. Há opções para todos os gostos: o 1.0 de entrada, o (agora) dispensáve­l 1.6 (para quem tem preconceit­o contra turbo) e o excelente novo 1.0 turbinado com injeção direta (lembrando que Chevrolet Onix/Onix Plus, assim como os HB20 de primeira geração, adicionara­m o turbo sem a injeção direta, o que acaba não trazendo tantos benefícios).

Novamente, além do conjunto mecânico – motor, câmbio, freios e direção – mostrar um refinament­o e uma suavidade de respostas difícil de encontrar no segmento, as suspensões do HB20S merecem muitos elogios. E a marca merece os parabéns, também, por conseguir esses resultado sem mudanças substancia­is na plataforma.

Outro feito da Hyundai é vencer neste segmento em que os sedãs tem se espichado para chegar perto dos médios, em um nicho para quem busca custo-benefício. O que prova que tamanho nem sempre é documento. Para quem gosta de dirigir e busca acima de tudo conforto e boa dirigibili­dade, esse HB20S é imbatível na sua faixa de preços.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil