Motorshow

O líder ganha nova geração e vence, de novo, pelo equilíbrio

-

O Toyota Corolla não é o carro mais vendido do mundo – e o sedã médio mais vendido do Brasil – à toa. Ele pode nem sempre ser a melhor compra, consideran­do preço, mecânica e equipament­os (a Compra do Ano 2019, por exemplo, foi o VW Jetta). Mas o Corolla de nova geração chegou mais bonito por dentro e por fora, e cheio de novidades e qualidades que nos fizeram o eleger a Compra do Ano 2020.

O maior destaque é a sua versão Hybrid: o Corolla é também Compra do Ano 2020 na categoria Híbrido (leia adiante). Ele é o primeiro carro fabricado no Brasil – e, mais importante, o primeiro sedã médio do nosso mercado – com um motor elétrico para ajudar a reduzir o consumo. E ainda é o primeiro híbrido flex do mundo.

Mesmo para quem não quer comprar um carro híbrido, por preferênci­a pessoal ou porque roda mais na estrada, a tradiciona­l versão flex também agrada bastante. O motor 2.0 é novo, funcionand­o no ciclo Atkinson para economizar – e sem decepciona­r no desempenho. É ajudado pelo excelente câmbio CVT que simula dez marchas para dar uma apimentada na dirigibili­dade, e que ainda permite trocas de marcha manuais (por aletas no volante).

Na cabine, o acabamento é caprichado e as versões mais caras têm ar-condiciona­do digital bizone (mas faltam freio de mão elétrico e saídas de ar traseiras). O sistema multimídia touchscree­n enfim conecta Android Auto e Apple CarPlay. Outra novidade são sistemas semiautôno­mos de frenagem automática, ACC, luz alta automática e assistente de manutenção em faixa.

A nova plataforma melhorou bem a dinâmica, sem sacrificar a tradiciona­l robustez. O novo Corolla é um carro prazeroso de guiar, como sempre, mas agora com mais sal. Não é um “foguete” como o (mais caro) Jetta GLi, ou tão sofisticad­o quanto o Civic. Mas, no conjunto, é a melhor opção do segmento. O Toyota conquista pelo equilíbrio.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil