Motorshow

Contra a extinção do segmento, uma perua brilhante

-

Por culpa dos onipresent­es SUVs, as peruas ou stations wagons, assim como os hatches médios, são uma categoria em extinção. Com a aposentado­ria da Fiat Palio Weekend e da Volkswagen Golf Variant no ano passado, não há sequer um modelo nacional vendido hoje neste segmento.

Felizmente, o mercado europeu ainda as produz e as compra, então temos opções importadas. Na verdade, hoje são apenas duas, excluindo a hiper-esportiva Audi RS4. Elas são a Audi A4 Avant e a Volvo V60. Ambas mereciam um prêmio simplesmen­te por apostarem em um segmento em extinção, mas, como só uma pode ser eleita a Compra do Ano 2020, nossa equipe escolheu a Volvo.

E a escolha foi relativame­nte fácil: além de mais bonita e elegante que a perua da Audi, a Volvo V60 é maior, mais potente, mais equipada e um pouquinho mais barata. E ainda tem porta-malas maior, com 530 litros até a tampa. Só perde, por pouco, no consumo, segundo dados do Inmetro.

Com um motor 2.0 turbo de 254 cv, a perua ainda é fabricada na Suécia, apesar do controle dos chineses. Chega a 100 km/h em 6,4 segundos, quase um segundo a menos que a da Audi. O câmbio automático tem oito marchas, e é rápido como a caixa automatiza­do de sete velocidade­s da marca dos quatro anéis – mas ganha na suavidade. Outro destaque da V60 são os sistemas de auxílio ao motorista, como o ACC (regulador de velocidade adaptativo) e a frenagem automática de emergência, que a rival da Audi, que ainda é mais cara e mais antiga, não oferece.

A cabine da S60 tem esign clean escandinav­o. Tudo é elegante e bonito, com materiais no nível dos melhores carros alemães. O pênalti esta na central multimídia/de controle: faltam botões “de verdade” – às vezes você perde tempo (e atenção) para achar comandos na tela. Para piorar, a tela é vertical, e as interfaces de Apple CarPlay e Android Auto, horizontai­s, ficam pequenas. O sistema da Audi é melhor. Mas, no conjunto, a Volvo S60 é a melhor compra.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil