Motorshow

A revolução híbrida chegou em um carro nacional e acessível

-

Sobre a nova geração do Corolla como um todo, falamos na categoria sedã médio, que o japonês também venceu. Mas, sendo um híbrido pioneiro no segmento, e oferecendo a tecnologia híbrida “para as massas” – consideran­do preço e volume de vendas–, obviamente ele não podia deixar de ser Compra do Ano 2020 também na categoria Híbrido.

Com gasolina, o Corolla Hybrid pode passar facilmente de 20 km/l na cidade e marcar 16 km/l na estrada (depende do trânsito e de como se dirige). O consumo melhor na cidade o torna ideal para quem vive em centros urbanos. Outra vantagem, no caso de São Paulo, é não ter que participar do rodízio veicular. Não por acaso, o carro está com cinco meses de fila de espera nesta versão.

O câmbio CVT do Corolla Hybrid é combinado ao motor elétrico em um sistema transeixo. É diferente do usado na versão normal, sem simulação das marchas, então falta o toque de esportivid­ade da versão tradiciona­l. Mas ele tem todas as demais qualidades encontrada­s no sedã, que aqui se somam ao baixo consumo. Além disso, o rodar do Corolla híbrido é mais silencioso, pois, no uso urbano, o motor a gasolina é ligado basicament­e só quando se acelera, e desligado sempre que se tira o pé (aí ele segue ou por inércia ou com ajuda dos motores elétricos, o que ocorre metade do tempo). Em baixas velocidade­s, as retomadas surpreende­m pela agilidade, mesmo que o som do motor não combine bem com as respostas. Sem acelerar muito, o que “sobra” do motor 1.8 é usado para recarregar a bateria.

Quem quase roubou o título de Compra do Ano 2020 do novo Corolla Hybrid foi o também novo, e excelente, Lexus ES 300h. O modelo da marca de luxo da Toyota usa um sistema híbrido similar, porém mais moderno, ligado a um motor quatro cilindros 2.5. Mesmo sendo maior e andando mais, o sedã grande é mais econômico na cidade que o Corolla. Muito provavelme­nte, é a melhor compra na faixa de R$ 255.000, consideran­do as ofertas premium.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil