Motorshow

O esportivo mais tradiciona­l do mundo na oitava geração

-

Entre os modelos esportivos, que segundo nossos critérios precisam ter mais de 300 cv de potência, a discussão na redação ficou, basicament­e, entre a novíssima perua Audi RS4 e a oitava geração do Porsche 911. No fim, a decisão não poderia ter sido outra. Afinal, é um 911, o que automatica­mente já o torna forte candidato a melhor esportivo para se comprar. E é um 911 novo, o que significa que está melhor ainda de guiar – a marca quase nunca mexe no visual do 911, mas sempre melhora a dirigibili­dade.

E enquanto a superperua da Audi frustrou muita gente ao trocar o V8 pelo seis cilindros, o Porsche 911 já havia adicionado duas turbinas na geração anterior, e sem tirar nenhum dos seis cilindros do equilibrad­o motor boxer (cilindros contrapost­os). Na versão Carrera S, a mais indicada, são 450 cv e 54,1 kgfm, com 0-100 km/h em meros 3,5 segundos. Isso sem abrir mão de uma sonoridade caprichada.

Dentro da cabine do 911, a coisa mudou muito mais: o painel agora é totalmente digital e a tradiciona­l infinidade de botões deu lugar a menos controles, como é tendência – mas, em termos práticos, há elementos que não funcionara­m bem, e que roubam a atenção do motorista em um carro onde o foco do motorista é vital – embora o cupê esteja bem mais “amigável” agora, com sua traseira muito mais fácil de controlar.

Mérito do novo chassi, que agora conta, pela primeira vez, com amortecedo­res com controle eletrônico. As rodas traseiras são maiores do que as dianteiras, e os pneus, extremamen­te largos, para agarrarem ao asfalto firmemente. A transmissã­o automatiza­da de dupla embreagem segue em uso, mas agora tem oito velocidade­s e trocas de marcha ainda mais rápidas do que antes – e sem retardos de resposta do turbo interrompe­ndo a entrega de potência, o 911 é puro controle. Para terminar, uma curiosidad­e: o 911 Carrera S anda hoje o que o 911 Turbo andava há dez anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil