Motorshow

O irmão gêmeo do Toyota Supra é um roadster perfeito

-

Há pouquíssim­as opções de conversíve­is em nosso mercado. No ano passado, a Compra do Ano 2019 na categoria foi o Porsche 718 Boxster, modelo que ainda segue entre as melhores opções de compra. Outra é o novo Mini Cooper Cabrio, com seu charme retrô – quase irresistív­el, principalm­ente na apimentada versão John Cooper Works. Mas, diante do novo BMW Z4, ele não teve muita chance.

O Z4 foi desenvolvi­do em conjunto com o Toyota Supra, então ele e a reencarnaç­ão do mítico esportivo japonês – que não deve ser vendido no Brasil – são praticamen­te irmãos gêmeos. Podemos dizer que o Z4 é o Supra que podemos ter. A BMW oferece no Brasil o modelo também na versão sDrive30i M Sport, de 258 cv, para quem quer só curtir os cabelos ao vento. Mas a que nos conquistou foi a M40i.

Nesta versão com o pacote visual M Sport, o motor é o conhecido seis cilindros em linha da marca, um 3.0 com turbo de duplo fluxo que entrega 340 cv e um torque de ótimos 51 kgfm. Todo esse poder é transmitid­o às rodas por meio de um câmbio automático ZF de oito marchas, que é rápido como um automatiza­do, porém mais confortáve­l. O roadster vai de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos.

Comparado ao antecessor, este novo Z4 cresceu tanto no compriment­o quanto na largura, e seu entre-eixos foi reduzido para melhorar a agilidaded­as respostas ao volante. Agora ele é um modelo com medidas semelhante­s às do Porsche Boxster, seu maior rival, e muito plantado ao chão, mesmo com amortecedo­res comuns – e mais divertido que o Mini, por ter tração traseira.

Um charme que nós curtimos, mas nem todos gostam tanto, foi a volta da capota de lona. Menos complexa que a de metal da geração anterior, ela ainda rouba bem menos espaço no diminuto porta-malas e ajudou a aliviar peso – e, principalm­ente, o centro de gravidade. Além disso, ela pode ser aberta ou fechada em apenas 10 segundos. Legal.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil