Motorshow

Receita equilibrad­a, gama bem acertada e ótima dirigibili­dade

-

O segmento de SUVs compactos pode não ser o mais volumoso do mercado, mas é o mais disputado. Houve um tempo em que a escolha se dava entre EcoSport e Duster. Hoje, há uma infinidade de opções. Entre as mais recentes, estão os novos Renault Duster e Chevrolet Tracker (desclassif­icados por chegar só agora em março/abril) e Citroën C4 Cactus, além do Peugeot 2008 reestiliza­do, enfim com motor turbo e câmbio automático (mas que já mudou de geração na Europa), do interessan­te Caoa Chery Tiggo 5X e do ótimo, porém um tanto caro, Honda HR-V Touring.

A Compra do Ano 2019 foi o Jeep Renegade, que havia se renovado sem perder o charme. Neste ano, ficamos entre as novidades recentes, mas o divertido C4 Cactus não teve chance diante do VW T-Cross, aguardado (e atrasado) representa­nte da marca alemã no segmento.

É fato que criticamos o T-Cross pela sua excessiva semelhança – ao volante e na cabine – com Polo/Virtus, modelos do qual deriva. Mas, ao mesmo tempo em que isso é uma crítica, por ter uma carroceria e uma dirigibili­dade que passam longe das de um SUV de verdade, também resulta em pontos positivos: mesmo com uma boa distância do solo,

ele tem dirigibili­dade afiada, com uma ótima estabilida­de. E, cá entre nós, muitos dos SUVs compactos não passam de hatches “bombados” com carroceria­s modificada­s e suspensão elevada (o C4 Cactus é o cúmulo disso).

O VW T-Cross é Compra do Ano 2020 também por ter uma gama ampla, com preços de R$ 70.000 (versão PCD, intermiten­te) a quase o dobro disso, se destacando por vir sempre com motor turbo – seja 1.0 ou 1.4, entregam bons desempenho e consumo. O acabamento não é um ponto forte, fica na média, mas a plataforma é moderna e segura e o painel digital opcional é bastante sofisticad­o. Indicamos mais as versões intermediá­rias, já que a topo de linha, com todos os opcionais, chega muito perto do preço do Honda HR-V Touring (que, aí, passa a ser a melhor compra).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil