Motorshow

Agora híbrido, ele segue espaçoso e ficou melhor de guiar

-

Entre os SUVs médios, até pensamos em eleger o ótimo Peugeot 3008 de novo – mas não podíamos, segundo nossos critérios, pois em 2018/2019 ele só ganhou uma versão mais barata. Já o Chevrolet Equinox foi forte candidato, com porte generoso e nova opção 1.5 turbo. Mas a decisão foi unânime: a Compra do Ano 2020 é o novo Toyota RAV4.

Único SUV da Toyota à venda no Brasil, a nova geração do SUV médio chegou com carroceria ainda maior e, o melhor de tudo, apenas com o powertrain híbrido – com preço na mesma faixa ou até menor que o de muitos rivais.

Assim, o RAV4 tem todas qualidades que se espera de um “SUV de shopping”, mas com uma ajuda elétrica que reduz drasticame­nte o consumo, principalm­ente urbano, e ainda garante discreta capacidade off-road em superfície­s escorregad­ias – graças mais à tração nas quatro rodas do que ao vão livre do solo ou ao ângulo de ataque.

Além do motor 2.5 a gasolina, o RAV4 tem três motores elétricos. Em conjunto, entregam até 222 cv. Mas o mais interessan­te é quando o primeiro se desliga e os elétricos atuam, em silêncio. Dá para fazer quase 20 km/l na cidade, dependendo do percurso e trânsito, e mais de 16 km/l na estrada.

São marcas impression­antes para um SUV deste porte, e que ainda acelera de 0-100 km/h em apenas 8 segundos.

Para completar, o RAV4 vem muito bem equipado: teto panorâmico e sistemas semiautôno­mos vêm de série na versão SX, e o diferencia­m da S, junto com o carregador wireless e o porta-malas com tampa motorizada. O SUV não tem estacionam­ento automático, mas vem com freio de mão elétrico com auto-hold e bancos ventilados.

Já a central multimídia tem a tela bem posicionad­a e é amigável, com botões “de verdade” com atalhos e os bons e velhos controles giratórios de volume e sintonia. E a conexão com Android Auto e Apple CarPlay, que não tinha quando chegou, foi adicionada. Bom que tenham corrigido, mas isso não tiraria dele o título de Compra do Ano.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil