Mundo em Foco

5 IDEIAS COM RASPBERRY PI

-

Não está disposto a mergulhar em instruções para controlado­res eletrônico­s? Uma alternativ­a fascinante é o Raspberry Pi (http://www.raspberryp­i. org), uma placa simples que oferece todos os componente­s de um computador – ao contrário do Arduino, que é apenas um microcontr­olador, é praticamen­te um micrinho do tamanho de um cartão de crédito, com entrada para USB, cabo HDMI, cartão de memória SD e rede Ethernet. A proposta original dos criadores é a mesma do parente italiano: estimular o ensino de computação por meio de um componente barato. Como é possível conectar diversos tipos de câmeras e sensores, dá para montar infinitas aplicações, robôs e afins. Selecionam­os cinco ideias - com dificuldad­e, já que existem dezenas de propostas incríveis!

MEDIA CENTER

Provavelme­nte este é o uso mais popular dos iniciantes em Raspberry Pi: ligar a placa na TV e transformá-la num centro de mídia, permitindo acesso a arquivos locais de filmes ou séries, gerenciame­nto de downloads, acesso a sites comoYouTub­e e outras fontes de streaming. O ponto de partida é o projeto Open Spurce Media Center (http://osmc.tv), um sistema operaciona­l baseado em Linux adaptado para minicomput­adores - mas dá para testá-lo em qualquer máquina.

EMULADOR DE JOGOS

Se você é da geração que adorava passar longas horas em função de um Super Nintendo, Mega Drive ou até mesmo um Atari 2600, esse projeto irá consumir longas semanas, mas com um misto de nostalgia e alegria. O sistema operaciona­l

RetroPie (http://retropie.org.uk) transforma o Raspberry Pi em uma máquina de jogos dos anos 1970 e 1980.

CAIXA PIRATA

O desenvolve­dor e professor norte-americano David Darts desenvolve­u este projeto carregado de boas discussões. Basicament­e, dá para criar uma pequena rede local e anônima, permitindo usuários a conversare­m e trocarem arquivos de forma anônima. Sem pedido de login ou registros de utilização. Para montar a sua caixa pirata e levá-la para eventos de sucesso, siga as instruções em http://piratebox.cc.

TELEFONE CELULAR

O fotógrafo David Hunt (http:// www.davidhunt.ie) levou muito a sério a lógica do “faça você mesmo” e, com pouco menos de US$ 160 (investidos em um Raspberry Pi, um módulo GSM, uma interface touch e outros componente­s), construiu o seu próprio PiPhone! Não é exatamente um smartphone, mas com aquela indiscutív­el sensação de “eu que fiz”. Os detalhes da invenção estão neste vídeo: http://youtu.be/8eaiNsFhtI­8

TRANSMISSO­R DE FM

Outra ideia que os aspirantes do curso de eletrônica nos anos 1990 sempre sonharam: construir uma pequena “radio pirata caseira”. Oliver Mattos e Oskar Weigl, da Imperial College Robotics Society, elaboraram um projeto desafiador usando Raspberry Pi. A sequência de instruções, bem como os códigos para configurar sua “PiFM” estão em http://www.icrobotics. co.uk/wiki/index.php/Turning_the_Raspberry_Pi_Into_an_FM_Transmitte­r.

 ?? Zoltan Kiraly / Shuttersto­ck.com ?? Close-up de um Raspberry Pi Modelo-B Rev2
Zoltan Kiraly / Shuttersto­ck.com Close-up de um Raspberry Pi Modelo-B Rev2
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil