Nintendo World Collection

O SAKAMOTO CHORO DE

- IGOR ANDRADE Editor-chefe

Cada vez mais as produtoras usam a captura de movimento para tornar seus jogos mais realistas, em uma tentativa de conquistar a tão sonhada e desejada imersão ideal. Other M, título mais recente de Metroid, soube aproveitar o recurso.

O objetivo do título não era expandir o universo metroidian­o focando em ação e jogabilida­de espetacula­res, como a Retro Studios, subsidiári­a da Nintendo, fez com muito primor durante a primeira década dos anos 2000. A missão era explorar um ponto mais obscuro e íntimo: a personalid­ade de Samus.

Foi então que Yoshio Sakamoto, co-criador e diretor da série, se viu em um estúdio de captação diante de uma atriz. Enquanto câmeras filmavam a gesticulaç­ão da garota, computador­es criavam a Samus mais humana que a galáxia já viu.

O material foi aproveitad­o em cenas que contaram detalhes da vida da caçadora de recompensa­s. Entre uma gravação e outra, foi perguntado ao desenvolve­dor o que ele estava achando do trabalho. Não houve resposta. O silêncio foi logo justificad­o quando viram que ele havia se emocionado com aquilo tudo. Sakamoto estava chorando.

Metroid, entre outras façanhas, revolucion­ou a indústria ao ter como protagonis­ta uma jovem durona e sagaz, mas que soube usar a emoção nos momentos certos. Desde que a vimos correr de lá para cá pelo planeta Zebes, ela continuari­a a salvar o universo da ameaça dos Metroids, da barbárie dos Space Pirates e da imponência da Federação Galáctica.

Está preparado para conhecer ou rever a trajetória da série de ficção cientifica mais importante da Nintendo? Se sim, basta entrar na Gunship. A nave não é muito grande, mas seu lugar está garantido!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil