Nintendo World Collection

ISTO É SAKAMOTO

-

Sábias palavras do mestre...

Em 2010, Renato Siqueira, que era editor da Nintendo World na época, viveu uma grande façanha: entrevisto­u Yoshio Sakamoto, que promovia Other M na ocasião. Publicado na NW137,O bate-papo teve grandes momentos. Relembre alguns trechos.

VELHOS TEMPOS

"As coisas mudaram desde o tempo em que fazia jogos para NES. Se compararmo­s com os gráficos 8-bit, os games atuais parecem filmes. Mas o sentimento de jogar e aproveitar um jogo nunca mudou."

JOGADOR E PRODUTOR

"No começo de tudo havia uma relação muito especial. Incluíamos todos os tipos de segredos para que as pessoas pudessem encontrá-los. Ou então colocávamo­s coisas que gostaríamo­s que não vissem. Mas a verdade é que elas encontrava­m tudo depois de jogar de maneiras diferentes um mesmo título. Havia assim um contato entre produtor e jogador."

NOVIDADES

"A situação se inverteu. Somos pressionad­os a criar coisas novas. Os gamers querem que um jogo traga novas experiênci­as. Às vezes, me sinto bem ao estar em um dos lados dessa relação, porque há algo muito valioso nisso."

CRÍTICAS

"Quando nos deparamos com críticas como 'esse chefe é estupidame­nte difícil', tenho vontade de explicar para a pessoa por qual razão aquele inimigo foi criado para ser mais difícil do que outros. Ao mesmo tempo, acredito que os games precisam ter seu estilo."

NINTENDO

"Estou em uma posição privilegia­da, pois a Nintendo confia no meu trabalho e me deixa fazer o que quiser. Algumas vezes dou uma olhada na internet para saber o que andam especuland­o sobre o que devia produzir. A verdade é que trabalho no meu ritmo. Estou feliz de estar nesta companhia e espero ainda fazer jogos por muito tempo."

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil