Nintendo World Collection

ALTAS AVENTURAS

VIVA MOMENTOS DE SOLIDÃO ENQUANTO EXPLORA, SEM RUMO, O PLANETA ZEBES

- ANDRÉ ONOFRE

Analisamos os games canônicos de Samus.

Os Space Pirates usam e abusam das criaturas chamadas Metroid, que têm o poder de sugar a energia vital de qualquer ser vivo, para tocar o terror contra a Federação Galáctica e quem estiver à frente deles. Após um ataque frustrado da organizaçã­o contra seus inimigos, cabe a Samus Aran ir até a base de operações dos piratas, no planeta Zebes, e acabar com a ameaça que pode destruir o universo.

Um dos grandes elementos desse game foi a sensação de solidão e liberdade dada ao jogador. Você está sozinho em Zebes, sem saber onde deve ir e o que fazer, e pode ir para qualquer lugar quando quiser, desde que tenha as habilidade­s necessária­s para acessar os lugares. Em Zelda, os puzzles são a alma do negócio. Já em Metroid, o foco na exploração em infinitos e sombrios corredores é gigantesco. Às vezes, numa sala aparenteme­nte vazia, aquele cantinho pode ser explodido com uma bomba, revelando uma passagem. E foi justamente isso que fez Metroid se tornar um sucesso.

Você começa apenas com um canhão de tiro para se defender. Nessa missão aparenteme­nte sem rumo, você acaba encontrand­o um upgrade especial e, com ele, finalmente consegue abrir aquela porta, alcançar aquela plataforma ou passar por aquela passagem minúscula. Do outro lado, a recompensa: um lugar totalmente novo e inexplorad­o, cheio de novos inimigos e itens! O mais legal é que não há uma ordem padrão para se pegar os artefatos. Vários são os caminhos até o confronto final com Mother Brain, e encontrar todos eles é um desafio à parte.

Mas descobrir que debaixo daquele monte de lataria havia uma belíssima garota foi a grande sensação da época. Conta-se que, durante o desenvolvi­mento do game, um dos funcionári­os da equipe de produção deu a ideia de que uma mulher ficasse por trás da armadura. E, amigos, que mulher, hein?

Metroid marcou o início de uma franquia que, como sabemos, tomou proporções enormes. Sua fórmula serviu de inspiração para diversas séries como, por exemplo, os jogos de Castlevani­a para Game Boy Advance e Nintendo DS. A ideia de voltar a áreas antigas para encontrar coisas novas foi criada aqui. E o fato do herói ser, na verdade, uma heroína, pra mim foi o mais importante. Samus Aran foi a primeira moçoila a "meter a mão na massa" de verdade, abrindo uma estrada para grandes personagen­s femininas.

 ??  ??
 ??  ?? Lançamento: 06/08/1986 (JP) e 15/08/1987 (EUA) Console:
NES Produção:
Nintendo Desenvolvi­mento:
Nintendo
Lançamento: 06/08/1986 (JP) e 15/08/1987 (EUA) Console: NES Produção: Nintendo Desenvolvi­mento: Nintendo
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil