Nintendo World Collection

MISTÉRIOS E MAIS

INVADIMOS OS COMPUTADOR­ES DA FEDERAÇÃO GALÁTICA PARA REVELAR CERTOS SEGREDOS

- RAFAEL NEVES

Nintendo Blast investiga o mito de Pelé e outras lendas.

Ouniverso de Metroid não só abriga planetas hostis, criaturas perigosas e personagen­s cativantes, mas também mitos, teorias e curiosidad­es que aumentam a cada nova aventura de nossa querida Samus Aran. Ao longo de quase 30 anos de existência, a franquia acumulou um grande número de interessan­tes mistérios. Nossa missão agora é mergulhar em parte desses obscuros fatos.

NÃO CONTE A NINGUÉM!

Em Metroid Fusion é possível receber uma mensagem secreta, caso o jogador consiga pular uma certa parte do jogo, o que requer bastante habilidade com os dedos, uma vez que o método abusa de acrobacias difíceis de serem efetuadas. Mas a recompensa é digna de um campeão: Adam parabeniza Samus por tal façanha e ainda recebe as congratula­ções de um membro misterioso da Galactic Federation, que quase dá com a língua nos dentes a respeito de um projeto secreto...

METROID ICARUS

Tenho certeza de que você sabe que os Metroid são criaturas que representa­m um verdadeiro inferno na vida de nossa querida Samus, com sua terrível habilidade de absorver a energia de seus hospedeiro­s até levá-los à morte. Mas o que poucos jogadores sabem é que esses alienígena­s gelatinoso­s também aterroriza­m o dia a dia do nosso amigo Pit, estrela da série Kid Icarus. Águas-vivas que vieram misteriosa­mente de outro planeta, eles aqui são chamados de Komayto. Nos primeiros games do anjo tinham uma aparência um pouco diferente. Já em Kid Icarus: Uprising eles ressurgira­m com o visual das aventuras de Samus, trocando apenas as garras por tentáculos. A explicação é simples: a equipe que desenvolve­u o primeiro game de Samus também cuidou do projeto do guardião de Palutena.

ORGULHO BRASILEIRO

Uma das mais bombástica­s revelações a respeito de Samus Aran trata da origem de seu sobrenome. Em uma entrevista para a revista japonesa Nintendo Dream com alguns desenvolve­dores do primeiro Metroid (incluindo Yoshihiro Sakamoto e Hiroji Kiyotake, verdadeiro­s pais da franquia), veio à tona a inspiração para Aran. Segundo os criadores, foi o Arantes de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o responsáve­l pelo sobrenome da heroína. Eles queriam algo que fosse "diferente". Nessa mesma matéria também foi revelado que o termo Metroid foi improvisad­o a partir da junção dos nomes andróide e metrô. Até então, a ideia era batizar o game como Space Hunter. A explicação mais bizarra é como escolheram o nome do planeta SR388. Tudo surgiu de uma brincadeir­a com a linha de motos SR400 da Yamaha.

PODEROSO CHEFÃO

Ridley e Kraid figuraram no Metroid original como grandes vilões, continuand­o assim através dos outros games da série, com destaque para Ridley, que se tornou o principal desafeto de Samus. Mas o que nem todos sabem é que Kraid voltaria a ser um grande chefão em Metroid Prime, mas a coisa não deu certo. A ideia era ter uma versão Meta para o lagartão, semelhante ao que vimos em Meta Ridley,

que, ao contrário do colega grandalhão, figurou como um dos maiores inimigos do título. Mas até mesmo o pterodátil­o cuspidor de fogo foi cortado do elenco de Metroid Prime 2: Echoes, que, inicialmen­te, introduzir­ia Dark Ridley. Pena que não saiu do papel.

ABANDONADO NO ESPAÇO

Por trazerem o nome da série nas costas, as criaturas Metroid logicament­e deveriam figurar como inimigos mortais de Samus em todos os títulos da franquia, certo? A afirmação só não é verdadeira por conta da ausência dos Metroid em Metroid Prime: Hunters. O game para Nintendo DS foi o único a substituir os mortais sugadores de energia pelos Quadtroid, que, no geral, são muito semelhante­s aos odiados Metroid.

QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO

Esse é um ditado que a raça Chozo não memorizou, e olha que a espécie é conhecida pelo seu intelecto altamente desenvolvi­do. Alguns membros do povo Chozo viviam em SR388, mas o lugar estava infestado de Parasites X, capazes de levar seus hospedeiro­s à morte rapidament­e e copiar sua forma física, além de absorver sua energia, inteligênc­ia e memória. A solução para a infestação de X foi desenvolve­r em laboratóri­o um ser que se alimentass­e do parasita. Essa criatura ficou conhecida como Metroid, que significa Guerreiro Supremo na língua dos Chozo. Ironicamen­te, foram os "guerreiros" que extinguira­m a vida dos homens-pássaro no planeta, ou pelo menos daqueles que não tiveram a coragem de assumir o erro e dar o fora dali.

SÓ DE BIQUÍNI

A versão americana de Metroid trazia o arcaico sistema de passwords para recuperar o progresso pelo jogo e liberar conteúdo extra, já que o cartucho não conseguia salvar seu processo, recurso que foi usado em The Legend of Zelda. Um desses conteúdos adicionais fazia com que Samus fosse jogável no NES trajando apenas uma roupa rosa, acessada ao digitar o código JUSTIN BAILEY. Desde aí, tornou-se comum colocar a heroína em pequenos trajes de banho nos jogos da série, mas a pergunta é: de onde surgiu o nome para esse password? Ninguém tem uma resposta para esse mistério, mas as teorias são as mais variadas.

Parceiro da Nintendo World, o N-blast fala sobre o universo da Big N. Acesse: www.nintendobl­ast.com.br.

 ??  ?? Reciclagem: os Metroids também atrapalham a vida de Pit
É o rei, entende?
Reciclagem: os Metroids também atrapalham a vida de Pit É o rei, entende?
 ??  ?? Quadtroid!
Imagine a cara de surpresa da moçada ao ver essa cena...
Quadtroid! Imagine a cara de surpresa da moçada ao ver essa cena...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil