Nintendo World Collection

FUJA DE LAVENDER TOWN

Reunimos tudo o que um jogador de primeira viagem precisa saber para batalhar

- RODRIGO BRASILIENS­E

Relembramo­s as lendas urbanas mais arrepiante­s!

Sua viagem pelas regiões do mundo de Pokémon terá surpresas interessan­tes. Mas não é só escolher um monstrinho para te acompanhar e sair por aí. Há termos e siglas que veteranos já devem estar carecas de saber, mas que sempre vale a pena rever, principalm­ente quando você é desafiado ou algo sai de uma moita para te atacar.

STATUS: são as várias formas como seu Pokémon pode ser afetado em batalha. Entre elas estão:

– BRN: Burn (queimado) corta o Attack de seu Pokémon pela metade e reduz 12,5% de seu HP em todos os turnos.

– PAR: Paralyzed (paralisado) corta a Speed do monstrinho em 75% e tem chance de 25% dele não agir a cada turno.

– SLP: Sleeping (dormindo) impossibil­ita o Pokémon de agir. Dura até três turnos. – PSN: Poisoned (envenenado) reduz 12,5% do HP do Pokémon por turno. Existe a variação Badly Poisoned, ocasionada pelo movimento Toxic, que causa 6,25% de dano e aumenta em mais 6,25% a cada turno. Ou seja, no segundo turno será 12,5% e 18,75% será no terceiro, e assim segue. O contador do Badly Poisoned é reiniciado se o monstrinho for retirado de campo.

– FRZ: Frozen (congelado) impossibil­ita o Pokémon de agir. Não tem limite de turnos e o monstrinho tem chance de 20% de descongela­r a cada rodada. Moves do tipo Fire (ou Scald) usados contra ele irão

tirá-lo desse estado. O próprio Pokémon pode se safar da situação se desferir golpes como Flame Wheel, Sacred Fire, Flare Blitz e Fusion Flare. GYM: são os vários ginásios espalhados pelas regiões. Cada um conta com seu próprio líder, que testa as habilidade­s e estratégia­s do treinador que busca competir na Liga Pokémon.

IV: o mesmo que Individual Value, ou valor individual. É o DNA de seu Pokémon, pontos que determinam a qualidade de seus atributos e quão forte ele pode ser em cada vertente dos seus Stats.

EV: Effort Value ou valor de esforço. Pontos extras que auxiliam o cresciment­o de seu guerreiro. Podem ser treinados com eficácia no Super Training, inaugurado em X e Y.

PKRS: vírus que pode pegar qualquer Pokémon e afetá-lo por 24 horas, mas pode ser preservado deixando o doente no Pokémon Storage System. O Pokérus dobra qualquer EV recebido por batalha pelo usuário! Mas ser infectado é difícil: as chances são de 1 em 21.845! POKÉMON STORAGE SYSTEM: armazena centenas de criaturas capturadas. Afinal, até mesmo os Mestres Pokémon só podem andar com seis parceiros!

TM: Technical Machine. São vários discos com informaçõe­s sobre técnicas secretas ensinadas aos monstrinho­s. A partir de Black e White o uso deles ficou ilimitado. HM: Hidden Machines, funcionam como os TM, mas são técnicas utilizadas mesmo fora de combates, como cortar arbustos, voar ou nadar.

 ??  ?? Treinando duro, Pikachu?
Treinando duro, Pikachu?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil