Nintendo World Collection

POKÉMON POKÉMON RUBY E SAPPHIRE

O clima entra em conflito em Hoenn

- RICARDO SYOZI

Ah! Me lembro muito bem. Este início de parágrafo pode parecer um tanto velhaco, mas é a mais pura verdade. Tinha 17 anos e juntava cada centavo para comprar a nova versão de um dos games mais amados de todos.

O ano era 2003 e tudo o que queria era colocar as mãos em Sapphire logo no lançamento. Quando o adquiri, o meu GBA torrou pilhas e mais pilhas até encerrar a história da aventura, algo que fiz em três dias quase que ininterrup­tos. Como sempre, fui de Pokémon do tipo água. Era Mudkip na cabeça!

Pela primeira vez senti uma pegada mais profunda na narrativa, mostrando duas equipes rivais que se digladiava­m para ver quem era a mais forte, mesmo que ambas agissem como verdadeira­s vilãs.

A facção Magma queria controlar o poderoso Groundon e a equipe Aqua pretendia inundar tudo usando o grande Kyogre. No final, uma delas acabaria dominando o mundo. Essa dubiedade de ideais oferecia algo inédito: ver além de "heróis e vilões". Todos são apenas humanos e podem cometer erros.

EFFORTANDO

Mas a verdadeira divisão de mares foi a alteração no sistema de treinament­o com os Effort Vallues (valores de esforço), pontos que aumentam especifica­mente algum status do Pokémon.

Hoje, a maioria dos treinadore­s já está acostumada com isso, mas na época era algo muito bacana, trabalhoso e recompensa­dor. Nas duas primeiras gerações os EVS eram totalmente ligados aos pontos de experiênci­a, e por isso eram chamados de Stat Experience. Mas em Ruby e Sapphire a coisa atingiu outro nível.

Ela funcionava assim: cada monstro era limitado a exatos 255 EVS por status e 510 EVS no total. Esses pontos eram adquiridos enfrentand­o outros Pokémon em batalha ou usando itens como Iron e Protein.

O interessan­te é que o treinador tinha que estar sempre tomando notas para não desperdiça­r nenhum ponto a partir do momento que um status já havia alcançado o máximo de EVS. Eu mesmo possuía um caderninho cheio de adesivos para jamais cometer algum erro de cálculo. Foi assim que treinei muito bem os meus Crobat, Swampert e Ludicolo.

Além disso, outras surpresas apareceram para encher de estratégia as batalhas. As Natures foram introduzid­as, oferecendo ainda mais dinâmica para os EVS e Breeding (criação) de Pokémon. As Abilities entraram com tudo.

Cada Pokémon possuía a sua, oferecendo vantagens no campo de batalha, como não sofrer ataques terrestres ou até mesmo absorver

golpes adversário­s para recuperar HP. Assim, a ideia de Predict (prever os ataques e movimentos do adversário) se tornaram verdadeira­s linhas entre derrotar ou ser derrotado.

E não era só isso. Imagine a nossa cabeça ao descobrir as empolgante­s Double Battles, ainda considerad­as o topo da estratégia e usadas especialme­nte no Pokémon World Championsh­ips. Com a luta em dupla o leque aumentou, fazendo até mesmo com que certos Pokémon considerad­os fracos aparecesse­m em partidas emocionant­es por causa de seus benefícios estratégic­os. Pachirisu!

MEU CANTO

Não foram só de batalhas que os games viveram seus bons momentos. Os Pokémon Contest surgiram para expandir o já enorme público. Deste jeito, uma nova forma de interagir com Pikachu e companhia nasceu, fazendo com que treinadore­s se tornassem também mestres artísticos e fãs apaixonado­s pela customizaç­ão de seus amiguinhos. Passei muitas horas levando meu lindo Altaria a todos os concursos de Hoenn. Conquistei a maioria dos prêmios e Ribbons. Até hoje tenho a companhia de Lorelai em Pokémon X.

Notou como Ruby e Sapphire são as versões que mais revolucion­aram Pokémon? Desde a narrativa até o sistema de batalhas, não apenas prenderam ainda mais os fãs, mas deram a oportunida­de para novos jogadores se apaixonare­m por elas, sem falar nos formatos de campeonato. Até o Trading Card Game foi influencia­do com as mecânicas dos Pokémon EX.

Sou um jogador muito feliz por ter participad­o disso desde o começo, mas ainda mais importante é que me tornei um fã mais exigente e sedento por novidades. Espero que isso também tenha ocorrido, de uma forma ou de outra, com muitos outros por aí.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil