Nintendo World Collection

TREINADORE­S RESPEITO DE

Franquia tem uma das maiores e melhores comunidade­s de fãs do planeta

- FELLIPE CAMAROSSI

Dia 10 de maio de 1999. Os cartuchos de Game Boy já estavam por aqui, graças à parceria da Gradiente com a Nintendo, mas Pokémon ainda era uma palavra estranha para muitas pessoas. Uma das poucas informaçõe­s conhecidas na época era sobre um dos episódios do desenho, que, carregado de efeitos luminosos, tinha levado alguns japoneses para o hospital.

Após ser rejeitado por Globo e SBT, provavelme­nte por causa do incidente, coube então ao Eliana & Alegria, na Record, colocar a série no ar. Os monstrinho­s de bolso não tardaram para ganhar espaço na rotina da criançada e em suas estantes. Álbuns de figurinha, brinquedos e, como não podia faltar, uma revista – e oficial. A lendária Pokémon Club, filhote da Nintendo World.

Ninguém imaginava que a publicação mudaria todo o rumo que a franquia tomaria no país. Em 2001, a equipe da Pokémon Club, formada por jornalista­s da editora Conrad, tomou a iniciativa de formular um campeonato de maneira similar ao que a Liga Pokémon fazia no anime.

A proposta, apelidada de Desafio à Elite dos Quatro, ou DE4, foi encabeçada pelo então editor, Eric Araki, e cumpriu a promessa de fazer um grande torneio sediado em São Paulo que serviu como a verdadeira Liga Pokémon. O que talvez nem Araki imaginasse era o legado que aquele campeonato deixaria para as futuras gerações.

Pouco depois do evento, o editor entrou em contato com os campeões do DE4 com uma proposta interessan­te: a realização de torneios pelo país, pedindo a colaboraçã­o dos jogadores quando seus respectivo­s estados fossem contemplad­os.

Não tardou para aquilo realmente acontecer e tal organizaçã­o começou a criar ginásios para serem desafiados e escalou treinadore­s de elite para reger os torneios. Quem viveu essa época estava presencian­do o nascimento da Liga Oficial Pokémon Evolution, ou LOPE.

BRASIL POKÉMANÍAC­O

Por um minuto, pare para ver o nosso país como uma das regiões de Pokémon. Por um tempo, ele foi exatamente isso. Treinadore­s precisavam colocar a mochila nas costas e dar uma de Ash Ketchum, viajando para outros estados só para desafiar outros líderes e conseguir as

sonhadas insígnias

Contudo, com a geração Advance, a empolgação dos jogadores foi caindo e a Pokémon Club Evolution deixou de existir. Muitos acharam que ali era o fim da febre, mas não foi bem assim.

Enquanto o impacto pode ter caído no grande público, Pokémon não perdeu o ritmo com quem acompanhav­a o cenário competitiv­o. É com esse esforço que a LOP, atual a Liga Organizada Pokémon, se mantém até hoje, atuando em mais de 10 estados e com campeonato­s mensais. A chegada de X e Y reavivaram o espírito competitiv­o brasileiro, bem como os remakes Omega Ruby e Alpha Sapphire. Contudo, grandes jornadas extrapolam os limites de qualquer território.

PARA CONQUISTAR

Em 2004 aconteceu em Orlando,

Flórida, nos Estados Unidos, o primeiro campeonato internacio­nal de Pokémon TCG. O torneio foi repetido anualmente até 2009, quando a categoria Video

Game Championsh­ip foi criada. O Pokémon World Championsh­ips reúne representa­ntes dos melhores jogadores do mundo, incluindo o Brasil. Em 2014 nossa delegação só perdeu em tamanho para a americana!

Enquanto não temos ainda acesso aos campeonato­s de videogame, já mandamos muitos brazucas para o torneio de Estampas Ilustradas. Em 2011, Gustavo Wada levou o título de campeão Junior, enquanto Rafael Lazari terminou em quinto lugar na mesma divisão do torneio nesse ano. Os dois trilharam um caminho parecido: o gosto por colecionar os cards fez com quem disputasse­m torneios em lojas, depois os Regionais e o Nacional.

Esses pequenos exemplos só mostram que a comunidade de fãs dos monstrinho­s não para de crescer. Colecionad­ores, jogadores de final de semana ou artistas, que ilustram sites como deviantart com suas belas obras: quando o assunto é Pokémon, o céu é o limite.

 ??  ?? Galera da LOP: sinônimo de esforço e muita animação!
Galera da LOP: sinônimo de esforço e muita animação!
 ??  ?? Como o Araki conseguia trabalhar com essa turma? Gustavo Wada é o único brasileiro a vencer o Mundial O Nacional de Trading Card Game é o evento brazuca mais importante de Pokémon, além das festas de lançamento­s dos jogos principais da franquia
Como o Araki conseguia trabalhar com essa turma? Gustavo Wada é o único brasileiro a vencer o Mundial O Nacional de Trading Card Game é o evento brazuca mais importante de Pokémon, além das festas de lançamento­s dos jogos principais da franquia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil