Nintendo World Collection

UM PAI PARA SAMUS

SAKAMOTO NÃO CRIOU A HEROÍNA, MAS ASSUMIU A FRANQUIA APÓS O PRIMEIRO GAME

- Igor Andrade

Costumamos ligar a história de sucesso da Nintendo à trajetória de Shigeru Miyamoto. Em parte, foi por causa de suas criações que a empresa entrou no mercado norte-americano nos anos 1980 e se tornou o que é hoje. Mesmo assim, outros nomes merecem destaque, como Yoshio Sakamoto.

Nascido em 1959, começou a trabalhar na Big N em abril de 1982, assim que acabou de se formar na Universida­de de Artes de Osaka, no Japão. Logo teve a sorte de fazer parte da Nintendo Research & Developmen­t 1, equipe de desenvolvi­mento de jogos mais antiga da empresa. Na época, a R&D1 era chefiada por Gunpei Yokoi, criador do Game & Watch, do Game Boy e do Virtual Boy. Só isso...

Com um estilo mais vanguardis­ta, o grupo foi responsáve­l pelo desenvolvi­mento de jogos e outros produtos inovadores.

Foi assim que as franquias Kid Icarus, Metroid e Warioware surgiram. Apesar de Miyamoto não pertencer à divisão, games paralelos de Mario também foram produzidos pela equipe, por exemplo, Mario Paint e Super Mario Land.

Falando mais uma vez no pai do encanador, Sakamoto também deu sua contribuiç­ão para que Donkey Kong desse certo, pelo menos nas releituras dos títulos do gorilão para o Game & Watch.

Mas foi mesmo com Metroid que

Yoshio conseguiu seu espaço e conquistou prêmios. No período em que a Retro Studios assumiu a franquia (nos anos 2000), ele continuou a contribuir com sua supervisão. Metroid: Other M marca então a volta das aventuras de Samus às mãos do co-criador, que resolveu realizar um antigo desejo: explorar a fundo a história da garota.

Com as mudanças estruturai­s feitas por Satoru Iwata ao assumir a presidênci­a da Big N, Sakamoto assumiu a gerência da Software Planning and Developmen­t. A área é a antiga R&D1 mais a R&D2. Ou seja, é de lá que continua saindo boa parte das novas franquias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil