Nintendo World Collection

SUPER METROID

LAÇOS MARTERNOS MARCAM AQUELE QUE É CONSIDERAD­O O MAIOR CLÁSSICO DA SAGA

- RICARDO SYOZI

Foi em 1994 que o Super Nintendo recebeu um de seus melhores e mais eternos games. Amamos Super Mario World e Donkey Kong Country, mas foi com Super Metroid que aprendemos a contar o tempo, a planejar, a fazer anotações, ou seja, foi com o terceiro game da franquia que passamos a jogar mesmo com o nosso console desligado.

Enfrentar Ridley logo no começo da aventura é algo tão empolgante que se tornou enigmático. Sua história é mais profunda, tratando-se de maternidad­e (aquele pequeno Baby Metroid...) e escolhas durante a nossa vida. O foco da trama é a exploração e a perspicáci­a exigidas para compreende­r muito bem onde e quando seguir em certas direções e usar certos itens.

Ir e voltar para as mesmas áreas é algo tão importante que somente fazendo anotações num caderninho é que não nos perdermos. Mesmo com diversos pontos espalhados pela trama para salvar seu progresso, a dificuldad­e era tão crescente que até hoje poucos conseguira­m dominar por completo o game. O que podemos dizer então daqueles que se mostraram sensaciona­is a ponto de finalizá-lo em menos de três horas só para ver o verdadeiro final?

Super Metroid introduziu grande parte dos elementos tão populares da série, como a opção de habilitar e desabilita­r itens na tela de inventário. O título abriu as portas para o estabeleci­mento da franquia entre os jogadores.

Todos disputávam­os para ver quem conseguia fechá-lo em menos tempo, as locadoras de games eram tomadas por filas de espera para alugar o cartucho. Era tudo tão bacana que muitos chegavam a gastar todo o fim de semana só para jogar o mais rápido que podiam.

Não escondo de ninguém que a minha franquia favorita da Nintendo é Metroid. Sou tão apaixonado pela série que até coleciono seus games e afins. Super Metroid é tão bom que ultrapassa a ideia de sequência e é um nome único, algo que representa perfeitame­nte bem o SNES e toda a sua época, na qual a competição livre ao lado dos amigos era o ponto principal. Quer um título inesquecív­el e eterno? Aqui está.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Lançamento: 19/03/1994 (JP) e 18/04/1994 (EUA) Console:
SNES Produção:
Nintendo Desenvolvi­mento:
Nintendo
Lançamento: 19/03/1994 (JP) e 18/04/1994 (EUA) Console: SNES Produção: Nintendo Desenvolvi­mento: Nintendo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil