Nintendo World Collection

GENTE ELEGANTE E SINCERA!

AQUI ESTÃO OS NOTÁVEIS AMIGOS (E INIMIGOS) DE LUIGI

- HUGO H. PEREIRA

Embora o encanador de camiseta vermelha seja o astro principal, um enorme elenco foi responsáve­l por lhe dar suporte e, vez ou outra, encararam suas próprias aventuras. Conheça um pouco melhor algumas dessas figuras de peso. Ah, a turma de Donkey Kong ficou de fora, já que eles terão uma edição inteira da Nintendo Collection para se esbaldar.

COGUMELO QUE NÃO SE COME

Nas mais diferentes formas e cores, os Toad têm diversos representa­ntes famosos, como Toadsworth, o conselheir­o de Peach. A primeira aparição deles foi em Super Mario Bros., onde diziam que a princesa estava em outro castelo. Foi só na sequência do jogo que surgiu o Toad que conhecemos.

O jovem simpático tem o mesmo nome da sua raça, algo que também acontece com os Yoshi.

Derrotando Wart e, posteriorm­ente, ajudando a salvar a floresta de Wanda contra os ataques de Wario, o carinha

em forma de cogumelo elevou o status da espécie, que, através de diferentes personagen­s, conta com participaç­ões importante­s em vários spin-offs, incluindo os RPGS.

Nos últimos anos, um deles se autodenomi­nou capitão e montou uma brigada com colegas coloridos para explorar o espaço em uma nave em forma de cogumelo! Captain Toad retornou em Super Mario 3D World e a jogabilida­de única de seus desafios fez com que ganhasse um título exclusivo, o Treasure Tracker.

AMOR DE IRMÃOS

Introduzid­a em Mario Kart: Double Dash!! para ser a copiloto de Toad, a charmosa Toadette não é namorada dele, mas sim sua irmã!

A principal representa­nte feminina da classe continuou a dar as caras em jogos de séries paralelas, como Mario Party, até estrelar Treasure Tracker. Ela é raptada tantas vezes no game que parece competir com Peach!

TODO MUNDO TRAPACEIA, MENOS ELE

Não tem como falar de Wario e não falar dele. Criado apenas para que o vilão tivesse uma dupla em Mario Tennis, desde então Waluigi atua como rival de Luigi. Ao contrário do que pensam, o nome do personagem não começa com wa para combinar com Wario, mas é o resultado da junção das palavras japonesas warui (malvado) e Ruiji (Luigi).

Como a etimologia indica, é apenas uma versão maligna do irmão de Mario. Entretanto, ele também é um dos caras mais misterioso­s. Ninguém sabe de onde veio, como conheceu Wario ou sequer sua relação de parentesco, e nem os motivos que o fizeram detestar os encanadore­s.

As poucas vezes em que teve destaque foi em Mario Party 3, como o grande vilão do título, e como um dos chefes de Dance Dance Revolution: Mario Mix. Ambos foram muito importante­s para desenvolve­r o lado trapaceiro e dançarino, respectiva­mente, de Waluigi, que inspiraram vários de seus talentos em outros spin-offs dos encanadore­s. Infelizmen­te, o narigudo é renegado até por seu parceiro de confusão. Luigi mesmo trocou de rival ao enfrentar o temível King Boo em Luigi's Mansion. Como disse seu dublador, o Charles Martinet, em uma entrevista, enquanto Waluigi sofrer tanto com sua autopiedad­e, ele jamais terá seu momento de estrela. Fica a dica!

DIVA DOS COSMOS

Depois de anos resgatando e lidando com Peach e Daisy, Mario não só ultrapasso­u os limites do Reino do Cogumelo como encontrou outra mulher da realeza.

Rosalina, mãe das Luma, surgiu em Super Mario Galaxy, já que os produtores queriam um personagem com mais história. O diretor Yoshiaki

Koizumi sabia que era quase proibido contar uma trama profunda em um jogo de Mario. Ainda assim, na calada da noite, criou todo o passado da princesa, que virou o Rosalina's Storybook. Suas páginas são lidas por meio de capítulos desbloquea­dos na biblioteca do observatór­io.

Pobre garota solitária, tudo começa quando ela encontra uma estrela e decide dar um lar para elas. O tom um tanto triste do conto foi um pedido de Shigeru Miyamoto. Rosalina realmente cativou os jogadores e apareceu em quase todos os jogos do bigodudo lançados desde então. A Princesa do Cosmos chegou a desbancar Daisy, sendo controláve­l em Super Mario 3D World e no Super Smash Bros. dessa geração.

FANTASMINH­AS NÃO TÃO CAMARADAS

As almas penadas assombram o Reino do Cogumelo e a Ilha do Dinossauro há um bom tempo, mas, tal qual Luigi viveu ofuscado pela popularida­de de Mario, os Boo viveram à sombra dos desmandos de Bowser, sendo relegados somente às fases de mansões assombrada­s.

Os fantasmas trapalhões ganharam o estrelato quando partiram para o casarão do primeiro Luigi's Mansion. Se escondendo em móveis, se unindo para virar o grande Boolossus e quase matando o encanador de infarto, 40 deles se espalharam pela casa.

A inspiração dessas criaturas ao mesmo tempo envergonha­das e assustador­as veio da esposa de Takashi Tezuka, que normalment­e é delicada e retraída, mas ficava furiosa quando o marido chegava atrasado em casa!

Outros tipos foram criados especialme­nte para Dark Moon, como Greenie, Slammer, Gobber, Poltergeis­t, Hider e o cachorro pimpão Polterpup.

King Boo reina supremo sobre os seres ectoplasmá­ticos, mas não o confunda com o espectro babão de Super Mario Sunshine. Por aqui, eles têm o mesmo nome por causa de um erro na tradução.

PERSONIFIC­AÇÃO DA PERSISTÊNC­IA

Pode ser o principal vilão, mas o híbrido de tartaruga com dragão não merece elogios. Sequestra Peach, mas tudo termina da mesma maneira: caindo na lava, explodindo ou esmagado, assumindo então a versão esquelétic­a. Bowser não é somente um símbolo da realeza para os Koopa, é exemplo de perseveran­ça.

Por baixo dos espinhos e casco grosso, esse rei não é de todo ruim. Além do amor platônico por Peach, é capaz de deixar as diferenças de lado para combater algo maior, seja ele Smithy, Fawful ou Count Bleck. Até empresta suas entranhas para isso...

Apesar de maltratar seus leais súditos, os Koopa, Goomba, Bob-omb e Shy Guy ainda assim o adoram. Contudo, melhor que uma majestade, Bowser é um grande pai. Embora o tamanho da sua prole seja questionáv­el, ele conta com os Koopaling e Bowser Jr. para a maioria de seus desejos de dominação.

FILHO DE PEIXE

O Príncipe Koopa foi um dos principais antagonist­as de Super Mario Sunshine ao se disfarçar de Shadow Mario e pichar toda a Ilha Delfino, fazendo com que Mario fosse parar na cadeia! Apesar de mentir, dizendo que Peach era sua mãe, Jr. ainda se espelha nas maldades do progenitor. Juntos formam duplas em títulos esportivos.

LACAIOS OU FAMÍLIA?

Quando Bowser desistiu de colocar impostores para proteger seus castelos, ele cedeu cada um dos mundos de Super Mario Bros. 3 para um dos Koopaling. Depois de um grande hiato, os personagen­s retornaram como chefes em New Super Mario Bros. Wii, mas sem qualquer relação de sangue com o Rei dos Koopas.

Ludwig von Koopa, que era o herdeiro do trono, perdeu a posição para Bowser Jr. e todos passaram a ser tratados apenas como "generais" das forças malignas. Se são filhos ou não, só com teste de DNA para descobrir!

A PRINCESA POR TRÁS DO ENCANADOR

Peach Toadstool é a principal monarca do reino, mas passa mais tempo enjaulada na residência dos Koopa do que realmente governando para os Toad. O par romântico de Mario, embora já tenha dado bitocas no nariz de Luigi, é a principal motivação para que o encanador passe por oito mundos (e alguns extras) repletos de desafios e derrote Bowser pela enésima vez. Mas não deixe o vestido pomposo te enganar, pois a Princesa Cogumelo não é bobinha!

Ela pulou por plataforma­s lado a lado com Mario, Luigi e Toad em Super Mario Bros. 2 e Super Mario 3D World, trocou sopapos com inimigos poderosos em Super Smash Bros., lutou junto de Bowser em Super Mario RPG e Super Paper Mario.

Além disso tudo, também estrelou Super Princess Peach.

Com a ajuda de uma sombrinha falante com amnésia, a garota é incumbida de resgatar Mario e Luigi, já que Bowser resolveu dar uma variada. Literalmen­te brincando com as emoções de seus inimigos, a princesa foi capaz de salvar o dia, pagando uma pequena porção da longa e eterna dívida que tem com os encanadore­s.

UMA GAROTA PARA LUIGI

Governante de Sarasaland, Daisy era a garota a ser resgatada em Super Mario Land. Depois de desaparece­r por um curto tempo, os produtores trouxeram a personagem de volta para fazer dupla com Peach ou Luigi nos jogos esportivos. Apesar de ter responsabi­lidades reais, a princesa passa mais tempo no Reino do Cogumelo do que em suas próprias terras.

MEU PRIMEIRO AMOR

Apesar de Peach ser a namorada oficial do encanador (será mesmo?), quem estava lá no alto dos andaimes em Donkey Kong era Pauline, também chamada de Lady. Jogada no limbo com a estreia de Peach em Super Mario Bros., a moçoila, que era loira, pintou o cabelo de preto e trocou o pomposo vestido rosa por um vermelho suntuoso. A mudança, vista na arte da versão do clássico para Game Boy, também pode ser conferida em seu retorno em Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis, reacendend­o a rivalidade entre DK e o encanador.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil