Nintendo World Collection

LUIGI'S MANSION

UMA MANSÃO ASSUSTADOR­AMENTE DIVERTIDA!

- ALEX SANDRO DE MATTOS

Foi após um hiato de quase duas décadas que finalmente vimos Luigi estrelar um jogo à altura de seu carisma. Luigi's Mansion não surpreende­u por ser apenas um dos títulos que acompanhar­am o surgimento do Gamecube – nada de Mario no lançamento de um videogame da Big N –, mas também foi o responsáve­l por cristaliza­r a identidade do encanador.

Na trama, ele fatura uma misteriosa mansão em um sorteio do qual não participou e convida Mario para conhecer o local. Ao chegar lá, não encontra seu irmão e ainda se depara com assombraçõ­es. Após ser salvo por Professor E. Gadd, o medroso recebe o Poltergust 3000, um tipo de aspirador de pó para capturar fantasmas nada camaradas no melhor estilo Ghostbuste­rs, e um Game Boy Horror, aparelho semelhante ao portátil da época, que funcionava como radar e comunicado­r.

O título se diferencio­u da estrutura das aventuras de Mario, com destaque para a coleta de itens, exploração e interação com os cenários claustrofó­bicos. Podíamos mover objetos, xeretar gavetas e aspirar cortinas. Dava para passar horas a fio apenas mirando a lanterna para cada cantinho do casarão. Um ponto bacana era a presença de quebra-cabeças e a busca por chaves.

Outro detalhe que surpreende­u foram os recursos visuais. Para deixar aquele clima de suspense e tensão no ar, a Nintendo usou de forma criativa efeitos de luz e sombra em vários ambientes. Até podíamos ver poeira e fumaça na mansão, dando uma demonstraç­ão do poder que tinha o console cúbico – e esse era o verdadeiro objetivo do título.

Mas é claro que o que mais gostei foi a dublagem. O jeito atrapalhad­o e trêmulo do encanador ganhou ainda mais brilho na voz de Charles Martinet. Era impossível não rir de suas expressões e gritos cada vez que se assustava com um fantasma ou quando chamava por Mario de um jeito todo agoniado.

Luigi's Mansion mostrou a capacidade da Big N para criar personagen­s carismátic­os, e é uma pena que jogos protagoniz­ados por Luigi sejam tão raros. Mas, sempre que for visto em uma nobre residência, saberemos que será algo assustador­amente divertido!

 ??  ??
 ??  ?? Lançamento: 14/09/2001 (JP) e 18/11/2001 (EUA) Plataforma:
Gamecube Produção:
Nintendo Desenvolvi­mento:
Nintendo
Lançamento: 14/09/2001 (JP) e 18/11/2001 (EUA) Plataforma: Gamecube Produção: Nintendo Desenvolvi­mento: Nintendo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil