Nintendo World Collection

QUEBRANDO CABEÇAS

-

Tal qual Doki Doki Panic virou Mario Bros. 2 no Ocidente, vários jogos receberam uma roupagem "cogumelíst­ica" para terem melhores chances no mercado. Dentre todos eles, destacam-se o gênero dos Puzzles, que foi o responsáve­l por dar ênfase a outros personagen­s que não fosse o encanador italiano. Confira como Yoshi, Wario, Toad e outros já deixaram muita gente fissurada em intermináv­eis quebra-cabeças.

O marco florestal

Wario's Woods parecer ser um puzzle qualquer, mas muita coisa ficou marcada nas florestas de

Peaceful Woods.

Primeirame­nte, foi desenvolvi­do em duas versões: uma para SNES e outra, surpreende­ntemente, para seu predecesso­r, o NES. E o ano era 1994! Com isso, tornou-se o último lançamento da

Big N para o

Nintendinh­o, tal qual o único jogo do sistema a receber uma classifica­ção da organizaçã­o americana de análise etária ESRB, fundada naquele mesmo ano. Some isso ao fato de ser protagoniz­ado pelo Toad original (e não Captain Toad) e assim, temos um marco na história dos quebra-cabeças. O gameplay coloca Toad percorrend­o a área dos blocos cadentes e organizand­o as melhores formações estratégic­as, fase a fase, chefão por chefão.

Bolacha ou Biscoito?

Além de despertar sua fome vespertina, Yoshi's Cookie coloca Mario nas vestes de um chef de culinária especialis­ta na produção de biscoitos. Os estágios são basicament­e uma fornalha repleta com as gostosuras, e o problema é que elas são fabricadas em massa e é necessário combiná-las vertical e horizontal­mente para vencer o jogo.

Ataque à Ilha do Yoshi

Da Intelligen­t Systems, Tetris Attack traz uma nova ameaça à Ilha do Yoshi, agora com um Bowser adulto. Mesmo em tempos modernos, os ajudantes e inimigos de Super Mario World 2: Yoshi's Island continuam dando as caras.

Apesar do nome, de Tetris o jogo não tem nada: blocos multicolor­idos chegam ao topo com velocidade relativa à dificuldad­e. Com um cursor retangular, sua meta é limpar a área da forma mais efetiva possível usando combinaçõe­s de cores. Impression­a pela variedade de

modos de gameplay e a quantidade de segredos desbloqueá­veis.

Chutando o balde

Um bom tempo antes de Mario

& Luigi, existiu Mario & Wario. Mas não deixe o & te enganar, pois o jogo estava mais para Mario vs. Wario. O vilão, enfurecido por sua última derrota, decidiu se vingar do encanador jogando baldes em sua cabeça. Cabe a Wanda, uma fada (e não um padrinho mágico) controlada pelo mouse do SNES, criar caminhos no estilo de Mario vs. DK para guiar os heróis à salvação. A pobre fada, em Wario Woods, é alvo da vingança de Wario por ter ajudado os protagonis­tas.

Família de Médicos

Apesar de seu irmão já ter praticado medicina por 23 anos, foi somente em 2013 que Luigi conseguiu seu título de doutor. Coincident­emente (ou não), 2013 foi conhecido por ser O Ano do Luigi, e nele tivemos Dr. Luigi.

Munido das megavitami­nas, e um pacote com duas formando um L, Luigi sabe curar não só os clássicos vírus de Fever, Chill e Weird, mas também Drowsy, Dizzy e Magenta. E ao contrário de seu irmão, Luigi faz questão de que saibam quem está os tratando e mantém o boné verde em vez de trocá-lo pelo espelho de cabeça. Icônico? Sim. Sanitário? Nem tanto.

Vira-casacas

O Reino do Cogumelo tem dezenas de personagen­s secundário­s que vez ou outra recebem o holofote, mas, mais que isso, ele tem centenas de inimigos, comandados por Bowser ou outros vilões, que preenchem as fases dos diversos mundos. Em Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition, entretanto, eles são a chave do sucesso, já que Mario e companhia recrutam e evoluem os minions para lutar contra os demais lacaios de Bowser. Qual será a pena por traição ao império Koopa?

 ??  ?? Luigi manja até de medicina
Luigi manja até de medicina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil