Nintendo World Collection

MUITO ALÉM DO ENCANADOR

A INFLUÊNCIA DA FRANQUIA NÃO CABE EM POUCOS BITS

- DAVID ALVES E MARCEL RUBIO

Acultura pop adora usar e abusar dos habitantes do Reino do Cogumelo. É só ver a enorme quantidade de aparições em mais de três décadas em animações, filmes e até memes da internet.

SCOTT PILGRIM

O personagem geek dos quadrinhos e dos cinemas, além de derrotar os sete ex-namorados malignos da garota por qual está apaixonado (Ramona Flowers S2...), tem uma banda de rock para passar o tempo. O nome do conjunto é Sex Bob-omb, homenagem às bombas vivas que encaramos desde Super Mario Bros. 2.

ERRARAM NO MACACÃO!

Super Mario Bros.: Peach-hime Kyushutsu Dai Sakusen!, que em português seria algo como a Grande Missão para Resgatar a Princesa Peach, segue em linhas gerais a história de Super Mario Bros. A animação de 1986, feita três anos antes da série americana, se destaca por deixar Luigi mais magro e alto que o irmão. Contudo, a paleta de cores estava completame­nte fora dos padrões!

Na capa, Weegie aparece com um macacão azul e camisa vermelha, o inverso de Mario. Já no filme, veste um macacão azul e camisa amarela!

Apesar do live action de Hollywood, a produção japonesa deveria ficar com o título de legítimo "primeiro longa-metragem dos encanadore­s".

IT SUCKS TO BE WEEGIE!

Kevin Bolk criou uma tirinha online sobre o nosso eterno Player 2 favorito. O material narra o sofrimento de Luigi ao viver na sombra do irmão,que, aliás, nunca aparece. A sátira do artista americano durou três anos e retratou desde o par romântico com Daisy até a rivalidade com Waluigi. Com humor descontraí­do e traços simples, é diversão garantida para os apoiadores do Mario verde. Leia, em inglês, em interroban­gstudios.com.

WEEGEE, WEEGEE, WEEGEE

Nas entranhas da internet, Luigi fomentou um esquisito meme, conhecido como Weegee, envolvendo seu avatar em Mario is Missing! Quando ele aparece photoshopa­do em imagens, deixa a situação extremamen­te desconfort­ável com sua postura rígida e olhar mais rígido ainda...

REI DOS BAIXINHOS

King Koopa's Kool Kartoons (1989-1990) nasceu como spin-off de The Super Mario Bros. Super Show! Os produtores da DIC Entertainm­ent deram ao vilão seu próprio programa infantil, transmitid­o em um canal da Califórnia. Tinha até auditório! Também apareciam os Troopa e um tal de Ratso, um rato misturado com cachorro que era o animal de estimação do apresentad­or. Outras referência­s ao Marioverso se limitavam ao cenário. Fora isso, havia nenhuma relação com a franquia, nem mesmo os desenhos que passavam durante a atração.

OLHAR DE MORTE

Luigi não sabe brincar e deixou isso bem claro ao usar um olhar tão penetrante nas corridas de Mario Kart 8. É claro que isso inspirou um meme na interwebs. A graça do Death Stare está na agressivid­ade transmitid­a por seus olhos aos outros pilotos. É um agouro, carregado de um desejo de desprezo ou coisa pior.

A equipe liderada por Hideki Konno nunca imaginaria que uma feição mais sisuda criasse tal confusão. Em vez de pedir desculpas, a Nintendo resolveu deixar o jogo do jeito que está e soube brincar com isso, tanto que tirou sarro da situação no vídeo de apresentaç­ão de seus títulos na E3 de 2014.

LIVRO ILUSTRADO

Já falamos sobre os quadrinhos na Collection de Mario, mas vale lembrar aqui que a Multi Editora, em 1991, publicou um álbum com a galera do Reino do Cogumelo. Eram 200 figurinhas com artes e telas de jogos. Coisa rara!

O PACTO DE WARIO

Em uma era pré-internet, era impossível ter controle sobre tudo o que acontecia nas divisões da Nintendo pelo mundo. De certa forma isso explica porque a revista oficial alemã conseguiu emplacar uma história em quadrinhos na qual Wario fazia um pacto de cooperação com o Cramulhão (bate na madeira!). A ideia era que as forças diabólicas atacassem Mario, que soube enfrentar a ameaça com estilo.

PEACH ON ICE

Um "espetáculo" para a TV, misto de musical e patinação no gelo, os Ice

Capades faziam sucesso licenciand­o diversos desenhos animados e filmes.

Em 1989, decidiram adaptar um videogame pela primeira vez. O resultado foi no mínimo bizarro. É difícil escolher o que faz menos sentido nessa história.

Um cantante Bowser de bigode e cara pintada de verde queria dominar o mundo com um vírus de computador que só infectava consoles, Luigi atirava em inimigos clássicos como os Goomba com uma arma enorme e crianças empunhavam chaves de fenda gigantes para supostamen­te ajudar os encanadore­s. Muito confuso... Entre as pérolas que esse episódio rendeu estão obscuras atuações de atores que ficariam famosos na Terra do Tio Sam, como Jason Bateman (Arrested Developmen­t) e Alyssa Milano (Charmed), que certamente querem esquecer essa fase de suas carreiras. Vergonha alheia para todo mundo, há trechos do show no Youtube.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil