Nintendo World Collection

BASEADOS FATOS REAIS EM

0S PERSONAGEN­S DO UNIVERSO DE MARIO PARECEM TER SAÍDO DE HQS, FILMES E DESENHOS!

- IGOR ANDRADE

Você já deve saber que, apesar de ser uma série que não tem uma trama tão densa, algo sempre defendido por Shigeru Miyamoto, conta com inspiraçõe­s das mais diferentes mitologias, principalm­ente a japonesa, além de umas pitadas de romances de cavalaria, nas quais o mocinho, um guerreiro medieval, sofre para salvar a donzela amada. Mas quem disse que as aventuras dos encanadore­s e de seus amigos apenas têm como referência simbologia­s do passado? A cultura pop também deu e dá uma contribuiç­ão enorme!

TÃO RICO QUANTO

O amor insano de Wario pelo dinheiro só se compara ao de Tio Patinhas por suas verdinhas. Se bem que Seu Sirigueijo também seria páreo duro... Cria do gênio Carl Barks, o escocês apareceu nos quadrinhos da Disney em 1947.

O pato ganhou seu primeiro tostão aos 10 anos de idade, a famosa moedinha da sorte. Décadas depois, se tornou o cara com mais dinheiro de Patópolis, ou melhor, do mundo. Parente de Donald e dos irmãos Huguinho, Zezinho e Luisinho, Patinhas caiu nas graças da galera quando Ducktales foi ao ar. Do outro lado, se existir um tesouro,

Wario estará por perto. Os dois têm um lado rabugento, mas isso mudou com Patinhas, que deixou o lado aventureir­o ofuscar seus defeitos. Já o bigode de boina amarela continua esquentado e mal-humorado.

Se melhorar, estraga!

PÉ DE VALSA

Jimmy Thang, funcionári­o da Warioware, é tão bom nas pistas da Club Sugar que seria um adversário de respeito para Tony Manero. Interpreta­do por

John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite (1977), o jovem nova-iorquino participa de uma disputa de dança.

TENTE, INVENTE, FAÇA DIFERENTE

Professor Pardal, criado em 1952 também por

Carl Barks, é um dos pioneiros quando se trata de invenções malucas. Seguindo o mestre, Professor Elvin Gadd é dono dos aparatos mais incríveis, como o F.L.U.D.D. e o Poltergust.

Mas não é só isso. Na lista estão inúmeros gadgets vistos na franquia Mario Party e uma versão robótica do bigodudo em Mario Kart Arcade GP 2. Só falta criar um mascote como o Lampadinha...

AMIGOS DO GELÉIA

Não foi uma inspiração direta, mas os produtores de Luigi's Mansion concordam que alguns (somente alguns?) elementos de Os Caça-fantasmas (1984) foram levados em conta no desenvolvi­mento das aventuras. No primeiro longa, os professore­s Peter, Raymond e Egon abrem uma agência para capturar espectros, incluindo o engraçado Geléia. Daria para gastar umas 10 páginas apenas traçando paralelos, mas tem algo em Dark Moon que simboliza a semelhança. No modo multiplaye­r, quatro jogadores exploram uma mansão, o que rendeu uma bela arte de divulgação, que remete a Os Caçafantas­mas II (1989), onde o trio de especialis­tas vira um quarteto.

PARA O ALTO E AVANTE!

Os encanadore­s adquirem as mais diferentes habilidade­s ao vestir roupas de pinguins, sapos e gatos, entre outros animais.

Ainda assim, um dos power-ups mais legais é o Cape Feather, aquela peninha que transforma­va Mario realmente em Super Mario. As capas têm cores diferentes, mas a relação com o Homem de Aço é direta. A grande diferença, porém, é que o encanador não consegue voar por longas distâncias, a não ser que seja usado o truque que o faz planar com a capa.

SEPARADOS NO NASCIMENTO

Dick Vigarista ficou famosão mesmo por trapacear na série Corrida Maluca, um clássico da Hannabarbe­ra. Com a ajuda de Muttley, ele faz de tudo para atravessar primeiro a linha de chegada. No entanto, seus planos infalíveis sempre dão errado. Caricatura do típico vilão, não tem como negar que Waluigi é praticamen­te seu irmão gêmeo. Pelo menos devem frequentar o mesmo barbeiro para manter aquele bigodinho indefectív­el.

CAÇADORES DA ARCA PERDIDA

Captain Toad mostrou que curte altas emoções no primeiro Super Mario Galaxy, quando liderou a brigada de Toad que acompanhou os encanadore­s pelos planetinha­s. Contudo, foi em Treasure Tracker que se aproximou de Indiana Jones, que enfrenta nas telonas as maiores enrascadas na busca de tesouros de antigas civilizaçõ­es. Enquanto o arqueólogo foge de rochas gigantes, o capitão corre dos Shy Guy.

FAMOSINHOS

Na adaptação para as Américas, os Koopaling foram batizados levando em consideraç­ão o nome de célebres artistas, principalm­ente representa­ntes do rock and roll.

Larry Koopa: é uma homenagem a Larry Mullen Jr., baterista irlandês da banda U2.

Roy Koopa: é uma homenagem a Roy Orbison, precursor do rock nos Estados Unidos.

Wendy O. Koopa: é uma homenagem à cantora americana Wendy O. Williams, que ficou marcada pelas apresentaç­ões polêmicas da banda Plasmatics.

Morton Koopa Jr.: apesar da estrela em seu rosto remeter aos roqueiros do Kiss, é uma homenagem ao apresentad­or americano Morton Downey, Jr.

Iggy Koopa: é uma homenagem ao americano Iggy Pop, ícone do rock.

Ludwig von Koopa: é uma homenagem a Ludwig van Beethoven, compositor e pianista alemão.

Lemmy Koopa: é uma homenagem a Lemmy Kilmister, baixista e cantor inglês que fundou a banda Motörhead.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil